Campo Grande 00:00:00 Sábado, 02 de Agosto de 2025


Legislativo Sexta-feira, 01 de Agosto de 2025, 12:30 - A | A

Sexta-feira, 01 de Agosto de 2025, 12h:30 - A | A

Exportações

Missão nos EUA liderada por Nelsinho Trad evita tarifa a Mato Grosso do Sul

Senador afirma que missão abriu caminho para negociação com americanos

Viviane Freitas
Capital News

Após três dias de reuniões nos Estados Unidos, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) afirmou que a missão oficial do Senado brasileiro cumpriu seu principal objetivo: estabelecer um canal direto de diálogo com parlamentares americanos e assegurar a exclusão de dois setores estratégicos da tarifa de 50% sobre exportações brasileiras.

“Volto ao Brasil com o sentimento de dever cumprido”, escreveu o senador nas redes sociais. “Nosso objetivo principal foi alcançado: abrir um canal de diálogo direto com parlamentares americanos, passo importante para enfrentar o tarifaço imposto às exportações brasileiras.”

Segundo Nelsinho, a celulose e o minério de ferro — produtos fundamentais para a economia de Mato Grosso do Sul — foram retirados da lista da sobretaxa americana. “Essa conquista é fruto de articulação política e firmeza no posicionamento”, completou.

Coordenador da missão oficial do Senado, Nelsinho afirmou que o grupo não tinha poder para negociar formalmente, mas conseguiu cumprir o papel de reacender a diplomacia entre os dois países. “A gente veio para fazer a diplomacia parlamentar que estava fria. Conseguimos reaquecer a relação e abrir caminhos para futuras tratativas de diálogo”, disse.

Durante os encontros, os senadores se reuniram com nove parlamentares americanos, oito democratas e um republicano, além de empresários e representantes da Câmara Americana de Comércio. Nelsinho destacou que o grupo alertou sobre os impactos econômicos que a sobretaxa poderia gerar para os dois lados.

Apesar do avanço, a comitiva brasileira foi alertada sobre futuras sanções que os Estados Unidos podem impor a países que mantêm relações comerciais com a Rússia, como é o caso do Brasil. O grupo ouviu de senadores americanos que uma lei com esse objetivo pode ser aprovada nos próximos 90 dias.

Nelsinho considerou a missão um passo inicial de uma articulação que ainda exigirá esforço do governo brasileiro. “De concreto, levamos a abertura de canais e a construção de uma ponte que poderá facilitar futuras negociações entre os dois países”, afirmou.

A tarifa de 50% foi anunciada pelo ex-presidente Donald Trump, sob a justificativa de perseguição judicial ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A comitiva formada por oito senadores voltou ao Brasil com o compromisso de manter o diálogo e articular alternativas para minimizar os impactos da medida.

COLETIVA DE IMPRENSA — MISSÃO AOS EUA

• Leia também:
Lula reage a sanções dos EUA e defende soberania brasileira
Trump taxa produtos do Brasil, mas poupa celulose e ferro-gusa vendidos por Mato Grosso do Sul
Donald Trump assina ordem executiva e classifica Brasil como ameaça à segurança nacional dos EUA
Sérgio Longen elogia senadores por missão contra tarifa dos EUA
Comitiva brasileira enfrenta cobrança sobre petróleo russo no Capitólio
Nelsinho Trad e Senadores articulam em Washington contra tarifas dos EUA
Senadores se reúnem com chanceler e embaixadora antes de missão oficial aos EUA
Nelsinho evita polêmica sobre Moraes e diz que foco está nos EUA

Senadores Nelsinho Trad e Tereza Cristina partem para missão em Washington para negociar tarifas do Donald Trump

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS