O presidente da Fiems, Sérgio Longen, elogiou os senadores brasileiros que participam da missão oficial em Washington (EUA) para discutir os impactos da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Ele afirmou que a medida tem gerado grande preocupação no setor produtivo, principalmente em Mato Grosso do Sul.
“Eu gostaria de parabenizar todos os senadores que se mobilizaram a Washington para discutir o tarifaço. Entendemos que é extremamente importante, nesse momento, levar uma posição brasileira”, disse Longen.
O presidente da Fiems destacou a importância das conversas com os senadores Nelsinho Trad, presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, e Tereza Cristina, vice-presidente da comissão. “Quero destacar a importância desses dois senadores estarem nessa comitiva em Washington e levarem também a preocupação do setor empresarial, em particular do Mato Grosso do Sul”, afirmou.
Longen ressaltou que, mesmo sem a expectativa de decisões imediatas sobre prazos ou redução da tarifa, a presença do Brasil nas discussões é um avanço. “Apesar de entender que vamos sair dessa reunião não com uma posição sobre prazo ou redução, é importante registrarmos que estamos à mesa, discutindo e levando as considerações desse tarifaço no impacto da nossa produtividade”, completou.
A missão também conta com os senadores Jaques Wagner (PT‑BA), Fernando Farias (MDB‑AL), Astronauta Marcos Pontes (PL‑SP), Esperidião Amin (PP‑SC), Rogério Carvalho (PT‑SE) e Carlos Viana (Podemos‑MG).
A delegação brasileira, que permanece em Washington até quarta-feira (30), conta ainda com assessores parlamentares, diplomatas e representantes da ApexBrasil.
• Leia também:
Comitiva brasileira enfrenta cobrança sobre petróleo russo no Capitólio
Donald Trump assina ordem executiva e classifica Brasil como ameaça à segurança nacional dos EUA
Nelsinho Trad e Senadores articulam em Washington contra tarifas dos EUA
Senadores se reúnem com chanceler e embaixadora antes de missão oficial aos EUA
Nelsinho evita polêmica sobre Moraes e diz que foco está nos EUA
Senadores Nelsinho Trad e Tereza Cristina partem para missão em Washington para negociar tarifas do Donald Trump