O Brasil celebra hoje (15) os 135 anos da Proclamação da República. No dia 15 de novembro de 1889, um grupo de militares do Exército Brasileiro, liderado pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, por meio de um golpe, destituiu o imperador Dom Pedro II e assumiu o poder instaurando no Brasil, o modelo de governo de república federativa presidencialista.
Da Proclamação da Independência em 1822 e até a Proclamação da República, em 1889 a monarquia foi enfraquecida, em meio a uma série de mudanças econômicas, políticas e sociais e em 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca declarou o fim do período imperial.
Arquivo Nacional
O Marechal Deodoro da Fonseca liderou as tropas que derrubaram Dom Pedro II e instalaram a República no Brasil
Naquele dia se formou um governo provisório e o marechal Deodoro da Fonseca se tornou o primeiro presidente da história do Brasil. O evento ocorreu naquela que posteriormente seria denominada, “Praça da Aclamação”, na cidade do Rio de Janeiro, então capital do incipiente Império do Brasil, que havia sido criado por Dom Pedro I, em 1822. Dom Pedro II retornou para Portugal.
Com a Proclamação da República, o Brasil se tornou um Estado laico, que adotou o presidencialismo como sistema de governo, com poder descentralizado, o federalismo. O sistema eleitoral foi estabelecido, mas exclusivamente pelo voto masculino para cidadãos com mais de 21 anos.
A década de 1890 ficou marcada por ser um período de disputa entre republicanos e monarquistas e ainda entre os partidários de Deodoro da Fonseca, os deodoristas, e os de Floriano Peixoto, os florianistas.
O primeiro presidente da República, o próprio Marechal Deodoro, governou o país por pouco mais de 10 meses, de janeiro a novembro de 1891.
De lá para cá, o Brasil já a chefia de governo e de Estado no país já foi exercida por presidentes eleitos ou por juntas militares provisórias, mas sempre sob o regime presidencialista.
Atualmente o Brasil é presidido por Luis Inácio Lula da Silva (PT) o 41º Presidente a comandar o País desde a Proclamação da República.