O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, liderou nesta segunda-feira (28) reuniões em Washington (EUA) para discutir as tarifas impostas pelo governo norte-americano às exportações brasileiras. “Nossa missão é preservar os empregos e o comércio entre Brasil e Estados Unidos com estratégia e responsabilidade”, disse Trad.
Com apoio da Embaixada do Brasil, os senadores se reuniram com especialistas jurídicos, econômicos e políticos, como o ex-advogado-geral do USTR Stephen Vaughn e o ex-diretor do Departamento de Comércio Ryan Majerus. O grupo discutiu medidas legais e diplomáticas para tentar reverter as sobretaxas. “Não é o momento de jogar gasolina no fogo”, alertou um dos interlocutores.
Roberto Azevêdo, ex-diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), destacou que “90% das crises comerciais são fruto de interpretações errôneas”. Ele defendeu a reconstrução de pontes políticas com os EUA e reforçou que ainda há espaço para diálogo.
Na parte econômica, representantes do Brasil no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sugeriram estratégias de diversificação de parceiros comerciais e fortalecimento das relações regionais, como Mercosul e México. Analistas também alertaram para o cenário eleitoral americano, no qual Donald Trump mantém base de apoio sólida.
À tarde, os senadores participaram de reunião com a U.S. Chamber of Commerce e empresas como Cargill, Caterpillar, ExxonMobil e IBM. Foi proposta a elaboração de uma carta conjunta ao governo dos EUA pedindo o adiamento da entrada em vigor das tarifas, prevista para sexta-feira (1º). “A classe empresarial precisa de previsibilidade para se adequar”, explicou Trad.
Segundo os parlamentares, a pressão empresarial pode abrir espaço para uma conversa direta entre os presidentes dos dois países. “O Brasil precisa mostrar que é insubstituível em cadeias produtivas críticas, como alimentos, energia e componentes industriais”, afirmou um dos executivos presentes.
Confira os oito membros da comissão temporária criada para tratar com o Congresso dos Estados Unidos sobre a nova tarifa de importação imposta sobre produtos brasileiros pelo governo americano conforme divulgado pela agência Senado. São eles:
Presidente
Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE)
Titulares
Tereza Cristina (PP-MS)
Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo
Fernando Farias (MDB-AL)
Suplentes
Astronauta Marcos Pontes (PL-SP)
Esperidião Amin (PP-SC)
Rogério Carvalho (PT-SE)
Carlos Viana (Podemos-MG)
O grupo tem caráter suprapartidário, institucional e estratégico, buscará promover “o diálogo direto com parlamentares norte-americanos e fortalecer os laços bilaterais entre os Poderes Legislativos dos dois países”, conforme reforça a nota oficial.
• Leia também:
Senadores se reúnem com chanceler e embaixadora antes de missão oficial aos EUA
Nelsinho evita polêmica sobre Moraes e diz que foco está nos EUA
Senadores Nelsinho Trad e Tereza Cristina partem para missão em Washington para negociar tarifas do Donald Trump