O senador Nelson Trad Filho (PSD-MS) informou, por meio de sua assessoria, que não irá se manifestar sobre o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, relator de inquéritos que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo informações da assessoria de comunicação, o parlamentar está concentrado em compromissos oficiais nos Estados Unidos.
“Senador Nelsinho não vai se manifestar, está focado com a missão para os EUA. Em relação às críticas do Eduardo Bolsonaro: eu não vou entrar em conflito. Não podemos misturar questões econômicas com as políticas. Vamos apartar e resolver um de cada vez”, diz o comunicado.
A declaração ocorre no momento em que deputados e senadores alinhados a Bolsonaro anunciam suas principais pautas para o segundo semestre. Entre elas, estão o pedido de impeachment de Moraes e a retomada do projeto de anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro. As articulações incluem também a defesa da PEC 333/17, que restringe o foro privilegiado a um grupo reduzido de autoridades.
A pressão da oposição esbarra no presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que tem o poder de pautar ou arquivar os mais de 50 pedidos de impeachment contra ministros do STF. Até agora, nenhum foi levado adiante.
• Leia também:
Senadores se reúnem com chanceler e embaixadora antes de missão oficial aos EUA
Senadores Nelsinho Trad e Tereza Cristina partem para missão em Washington para negociar tarifas do Donald Trump
Mesmo com baixa chance de aprovação imediata, os bolsonaristas veem na agenda uma forma de manter a militância mobilizada, especialmente com a criação de subcomissões internas para articulação política, discurso e organização de manifestações populares.