Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 09 de Setembro de 2025


Marco Eusébio Quinta-feira, 28 de Abril de 2022, 07:45 - A | A

Quinta-feira, 28 de Abril de 2022, 07h:45 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

Apicultores das águas: criar abelhas está virando alternativa de renda no Pantanal

Por Marco Eusébio

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

Fotos MPT-MS

ColunaMarcoEusébio

Criação de abelhas, além de benéfica para a natureza, ajuda famílias ribeirinhas do Pantanal

A produção de mel está virando alternativa de renda para algumas famílias do Pantanal sul-mato-grossense que, desde o início do ano têm recebido treinamento e materiais para a atividade. Os novos apicultores vivem na Ilha do Mato Grande, local remoto às margens do rio Paraguai, distante três horas de barco da cidade de Corumbá. Trata-se do programa Oásis, fruto de parceria do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) e a Ecologia e Ação (Ecoa), organização que há 33 anos atua na preservação do Pantanal.

A iniciativa destinaou mais de R$ 23 mil para aquisição de insumos e equipamentos para o sistema de produção apícola, transporte e entrega dos materiais e contratação de um apicultor responsável pelo treinamento, assistência e monitoramento das famílias beneficiadas. A verba provém de sentença proferida em ação civil pública ajuizada pelo MPT, após a constatação irregularidades trabalhistas em uma fazenda no município de Paraíso das Águas (MS).

Após os incêndios e seca que atingiram a região nos últimos anos, fontes de renda como pesca e coleta de iscas foram bastante impactadas. Nesse cenário, a apicultura é considerado uma "luz no fim do túnel" por Nilza de Arruda, de 60 anos, matriarca da família ribeirinha beneficiada. Ela acredita que a criação de abelhas também pode ajudar na recuperação da natureza. "O Pantanal também ficou doente. Ter abelhas e produzir o mel é um jeito de cuidar da natureza, ajudar a recuperar nosso Pantanal e ter uma renda que talvez não precise mais mexer com pesca, com isca", disse a dona Nilza.

 

 

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 

 

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS