Na próxima segunda-feira (29) será realizada a solenidade de entrega da primeira etapa do Hospital Regional de Dourados. A estrutura, localizada às margens da BR-463, reúne o Centro de Diagnóstico e o Centro de Especialidades Médicas, com atendimentos totalmente gratuitos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e tecnologia de ponta.
Com 3.090 m² de área construída, os centros receberam investimento de R$ 17,5 milhões, sendo R$ 6,9 milhões viabilizados por emendas parlamentares do deputado federal Geraldo Resende. “Estamos iniciando um novo capítulo na saúde do Cone Sul”, destacou o parlamentar.
O Centro de Diagnóstico foi equipado com aparelhos modernos para exames como tomografia, ressonância magnética, ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia, Raios-X digital, além de exames cardiológicos e de análises clínicas. Já o Centro de Especialidades Médicas oferecerá consultas em diversas áreas, como ortopedia, urologia, cirurgia plástica e vascular.
Desde 2014, Geraldo Resende lidera a luta pela construção do hospital. “A saúde é o maior patrimônio do nosso povo”, afirmou. Durante sua gestão como secretário estadual de Saúde (2019–2022), acompanhou a execução das obras, mesmo durante a pandemia, e agora continua destinando recursos como deputado federal.
O Hospital Regional de Dourados será referência em média e alta complexidade para cerca de 1 milhão de pessoas em 33 municípios. A entrega da primeira etapa marca o início da regionalização da saúde no Mato Grosso do Sul, com o objetivo de reduzir filas, acelerar diagnósticos e garantir atendimento digno e eficiente à população.