A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) se encontrou nesta terça-feira (09/09) com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, para tratar de ações de combate ao trabalho análogo à escravidão, ao trabalho infantil e de fortalecimento da agricultura familiar.
Durante a reunião, foram discutidas estratégias para enfrentar situações de exploração em fazendas e usinas de Mato Grosso do Sul, além de políticas de qualificação profissional e proteção aos trabalhadores resgatados. Segundo o MTE, mais de seis mil crianças e adolescentes foram retirados de condições de trabalho ilegal nos últimos dois anos.
Soraya ressaltou a importância de denúncias e políticas preventivas para erradicar essas práticas, destacando o papel do Cadastro Sujo e da qualificação profissional. Ela também apontou a necessidade de mapear regiões de risco para desenvolver políticas públicas eficazes e proteger trabalhadores vulneráveis, incluindo indígenas.
Participaram ainda da reunião o secretário de Inspeção do Trabalho, Luiz Felipe de Mello, o consultor jurídico Ricardo Panquestor, e os assessores Raimundo Silva e Luizinho.