Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 13 de Maio de 2025


Rural Segunda-feira, 29 de Dezembro de 2008, 15:36 - A | A

Segunda-feira, 29 de Dezembro de 2008, 15h:36 - A | A

Projeto Agropólos Sul-fronteira conclui etapa de estudos

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O programa Agropólos Sul-fronteira, gerenciado pela Superintendência Federal de Agricultura no Mato Grosso do Sul (SFA/MS), foi criado mediante convênio firmado entre o SENAR/MS e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O programa que tem por objetivo buscar alternativas de diversificação da produção e renda para os agricultores familiares dos municípios atingidos pela febre aftosa, concluiu no final de novembro a segunda etapa do cronograma de execuções, que tinha como meta, o estudo das potencialidades dos mercados de cada município da região sul do Estado.

Os resultados obtidos indicam que várias atividades desenvolvidas atualmente na região apresentam potencialidades para diversificação e aumento de renda. Em Mundo Novo, por exemplo, a Cooperativa de Piscicultores de Mundo Novo (Coopisc) possui estrutura para processar duas mil toneladas de peixe por ano e para suprir a demanda, tem importado peixe do Estado do Paraná. Segundo o presidente do sindicato rural do município, Edílson Santos Pontelli, a piscicultura foi detectada como uma atividade muito rentável a ser desenvolvida no local. "Esses resultados vão trazer um grande benefício para a cidade porque vai tornar produtivas as pequenas propriedades", ressalta Pontelli.

O estudo também indicou que essa mesma situação ocorre com as produções de café, melancia, melão, abacaxi, banana e hortaliças, que são tradicionalmente importados de outras localidades, mas apresentam condições de serem produzidas na região.

A prefeita do município de Eldorado, Marta Araújo, afirmou que os resultados obtidos são imprescindíveis para o seu mandato. "Esse diagnóstico apresentado pelo programa Agropólos certamente vai conduzir as futuras ações a serem desenvolvidas em Eldorado, principalmente para os pequenos produtores", afirma.

O Agropólos Sul-Fronteira é desenvolvido pelo SENAR nos municípios de Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Mundo Novo, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru com recursos oriundos do Ministério da Agricultura (Mapa), com apoio do Governo do Estado, Seprotur, Agraer, INCRA, MDA, Prefeituras Municipais e Sindicatos Rurais. (Fonte: SFA/MS)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS