Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 02 de Setembro de 2025


Rural Terça-feira, 02 de Setembro de 2025, 17:49 - A | A

Terça-feira, 02 de Setembro de 2025, 17h:49 - A | A

Produtividade

“Fertilizantes melhoram a produtividade e a qualidade dos alimentos”, afirma Valter Casarin

Uso de fertilizantes pode garantir o crescimento da produção para alimentar 10 bilhões de pessoas até 2050, sem prejudicar o meio ambiente

Viviane Freitas
Capital News

Os fertilizantes são responsáveis por metade da produção global de alimentos, desempenhando um papel fundamental não apenas no aumento da produtividade, mas também no fornecimento dos nutrientes necessários para o crescimento das plantas. Isso impacta diretamente a alimentação humana, conforme explica o coordenador Geral e Científico da NPV (Nutrientes Para a Vida), Valter Casarin. “O fertilizante age como o alimento da planta, repondo os nutrientes essenciais para seu desenvolvimento. Sem essa reposição, vegetais mal nutridos resultam em alimentos com menor valor nutricional, afetando diretamente nossa dieta”.

De acordo com Casarin, os fertilizantes são indispensáveis para devolver ao solo os nutrientes que as plantas retiram durante seu ciclo de vida, garantindo assim uma nutrição equilibrada para os vegetais. “À medida que as plantas consomem os nutrientes do solo, ele tende a se empobrecer. Os fertilizantes restauram esses nutrientes, que são retirados com a colheita, mantendo o solo saudável e apto a sustentar as plantas”, explica.

Divulgação

Valter Casarin - Artigo

Valter Casarin

A nutrição adequada das plantas está diretamente relacionada ao valor nutricional dos alimentos que consumimos, pois tanto os macronutrientes, como nitrogênio, fósforo e potássio, quanto os micronutrientes, como ferro e zinco, são absorvidos pelas plantas e incorporados em suas folhas, frutos, grãos e raízes, esclarece Casarin. “Essa absorção afeta diretamente o teor de vitaminas, minerais e outros compostos benéficos dos alimentos vegetais que chegam à nossa mesa. Uma alimentação desequilibrada ou insuficiente para as plantas leva a alimentos com menor qualidade nutricional. Por isso, os fertilizantes são essenciais para melhorar a saúde não apenas das plantas, mas também dos seres humanos.”

Aumento da produtividade para alimentar o mundo em 2050

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), até 2050 a população mundial deve chegar a aproximadamente 10 bilhões de pessoas, o que representa um aumento de 25% em relação aos números atuais. “Para atender a essa demanda, será necessário aumentar a produção de alimentos em 70%. A produção de cereais, por exemplo, precisará crescer de 2,5 bilhões para 3 bilhões de toneladas anuais. E esse aumento só será possível com o uso dos fertilizantes”, destaca Casarin.

Contudo, o crescimento da produção de alimentos não precisa resultar em mais danos ambientais. “Quando os solos perdem a capacidade de produzir devido ao esgotamento de nutrientes ou práticas agrícolas inadequadas, a tendência é expandir a fronteira agrícola, muitas vezes destruindo áreas de floresta. Nesse cenário, os fertilizantes são fundamentais para preservar a capacidade produtiva dos solos, permitindo a produção agrícola sustentável e evitando o desmatamento”, ressalta Casarin.

Estimativas da FAO e de centros de pesquisa agronômica apontam que cerca de 50% do aumento da produtividade agrícola nas últimas décadas é atribuível ao uso de fertilizantes.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS