Campo Grande 00:00:00 Sábado, 10 de Maio de 2025


Política Quinta-feira, 06 de Março de 2008, 09:30 - A | A

Quinta-feira, 06 de Março de 2008, 09h:30 - A | A

Assembléia faz sessão solene em homenagem a mulher

Conuntura Online

As deputadas estaduais Celina Jallad (PMDB) e Dione Hashioka (PSDB), que comandam a sessão solene desta quinta-feira da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, cobram maior participação feminina na política.

Elas avaliam que, apesar do empenho e da capacidade da mulher tanto na política quanto em outras área ligadas ao setor público, a representação feminina precisa aumentar, não apenas no Estado, mas em todo país.

Segundo Dione Hashioka, proponente da sessão, o objetivo da solenidade é discutir o papel da mulher na sociedade atual, e reconhecer o trabalho de milhares delas que sofrem em muitos locais, com salários baixos, violência, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional”.

Durante a sessão, que começa às 9h, cada um dos 24 deputados escolherá uma pessoa para, simbolicamente, homenagear.

Dione Hashioka lembrou que os números mostram que as mulheres estão sempre em desvantagem, exemplificando os poderes constituídos do Estado.

“Na Assembléia Legislativa são apenas duas mulheres dentre os 24 deputados”, observou, lembrando de sua colega Celina Jallad, que presidirá a sessão solene.

Dione observa ainda que no Tribunal de Justiça do Estado são 25 desembargadores e somente duas mulheres atuam e na atual legislatura, o governador André Puccinelli (PMDB) contemplou as mulheres em seu secretariado nomeando cinco para ocupar cargos, entre os 11 secretários de Estado.

A deputada lamenta que, entre os deputados federais, representantes de Mato Grosso do Sul, não tenha nenhuma mulher, mas comemora a representação no Senado, onde a tucana Marisa Serrano atua.

Nas prefeituras, entre os 78 prefeitos sul-mato-grossenses, apenas 9 mulheres administra, o que comprova a acanhada participação feminina durante as campanhas eleitorais todos os anos.

As prefeituras de Mato Grosso do Sul são: Maria Odeth (Caracol), Nair Branti (Douradina), Mara Caseiro (Eldorado), Ilda Machado (Fátima do Sul), Vera Regina Baur (Glória de Dourados), Itaquiraí (Sandra Cassone), Ilca Corral Domingos (Nioaque), Eledir Barcelos (Santa Rita do Pardo) e Simone Tebet (Três Lagoas).

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS