Os vereadores da Capital receberam nesta quinta-feira (15), o presidente da Santa Casa de Campo Grande Alir Terra que trouxe a realidade enfrentada na Saúde.
“Quero dizer a importância dos vereadores para a saúde de Campo Grande. Pela primeira vez, a área da saúde recebe um valor tão significativo, que é usado para a população. Embora tenham sido destinados esses valores ao hospital Santa Casa, é preciso informar que, embora seja uma instituição particular, atende quase 90% da área SUS para a população”, disse Alir.
Das emendas impositivas para 2024, a Casa de Leis destinou mais de R$ 1,3 milhão ao maior hospital de Mato Grosso do Sul. “Nunca aconteceu isso. Graças a Deus, por nossa vivência tão próxima à Câmara, temos vereadores tão comprometidos. Foi a maior emenda que a Santa Casa já recebeu na história dessa Casa de Leis”, afirmou.
Alir também falou das dificuldades financeiras enfrentadas pela unidade. Segundo ela, hoje o hospital tem lotação de mais de 600 pessoas e recebe, em média, 100 ambulâncias por dia.
“Estamos em reformas no pronto-socorro, com muitas dificuldades, pois o contrato SUS não cobre o que a Santa Casa gasta com seus pacientes”, afirmou.
“A Santa Casa não tem uma má gestão. Na época da intervenção, teve os mesmos prejuízos que têm hoje. Já está provado por uma ação da Justiça Federal, onde foi feito uma perícia judicial, que comprovou que a Santa Casa não teve má gestão, e que os valores pagos não eram suficientes para atender os pacientes regulados”, finalizou.