Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 19 de Setembro de 2025


Legislativo Sexta-feira, 19 de Setembro de 2025, 10:59 - A | A

Sexta-feira, 19 de Setembro de 2025, 10h:59 - A | A

POSIÇÃO

Senadores de Mato Grosso do Sul se posicionam contra ‘PEC da Blindagem’ no Congresso

Nas redes sociais, Soraya Thronicke (Podemos) e Nelsinho Trad (PSD), anunciaram que votarão contra a medida

Flávio Veras
Capital News

Os senadores de Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke (Podemos) e Nelsinho Trad (PSD), anunciaram que votarão contra a chamada PEC das Prerrogativas — apelidada de “PEC da Blindagem” —, que dá ao Congresso Nacional a prerrogativa de autorizar investigações contra parlamentares e dirigentes partidários.

Nelsinho Trad foi enfático ao criticar a proposta. “Sou contrário à PEC da Blindagem, que reduz transparência e gera desconfiança. O Senado precisa garantir respeito à Constituição e ao interesse público”, declarou.

Soraya Thronicke também rechaçou a medida e direcionou críticas à Câmara dos Deputados pela aprovação do texto. “Sou contra! Votarei não! O Brasil precisa de soluções para os inúmeros problemas que a população enfrenta, mas a Câmara parou o país para resolver questões pessoais de alguns membros”, afirmou em publicação nas redes sociais.

A senadora foi ainda mais dura ao classificar a proposta como uma tentativa de proteger políticos acusados de crimes. “Na calada da noite, fomos roubados! Aprovaram uma das maiores vergonhas da nossa história: a PEC da Blindagem, ou melhor, PEC da Bandidagem. Ela permite que parlamentares fiquem acima da lei, blindados de qualquer investigação”, criticou.

Soraya concluiu afirmando que confia na atuação do Senado para barrar o avanço da proposta. “Se esta Casa realmente for séria, não deixará essa barbaridade prosperar. Lutaremos para que a justiça seja feita, sem blindagens para quem comete crimes”, disse.

A PEC já foi aprovada pela Câmara e aguarda análise no Senado Federal, sem previsão de tramitação em regime de urgência.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS