Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 03 de Julho de 2025


Justiça Quinta-feira, 03 de Julho de 2025, 10:22 - A | A

Quinta-feira, 03 de Julho de 2025, 10h:22 - A | A

Em MS

TJMS nega habeas corpus a caseiro acusado de matar produtor rural

Acusado segue preso; defesa alegava legítima defesa, mas Tribunal apontou gravidade do crime e risco à instrução

Elaine Oliveira
Capital News

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) negou, nesta segunda-feira (30), o pedido de habeas corpus apresentado pela defesa do caseiro de 55 anos, acusado de assassinar o produtor rural Vilson José Tondato, de 65 anos, em abril deste ano, em Deodápolis.

O crime ocorreu dentro da propriedade da vítima e, após o homicídio, o suspeito se escondeu em uma área de mata no interior da fazenda, o que foi considerado pela Justiça como tentativa de evasão.

Defesa alegou legítima defesa
Durante a análise do pedido, a defesa do caseiro sustentou que ele teria agido em legítima defesa e que a fuga do local não seria suficiente para justificar a prisão preventiva.

Contudo, o desembargador relator Jairo Roberto de Quadros rejeitou os argumentos. Em seu voto, afirmou que o habeas corpus “não é a via adequada para reexame dos elementos probatórios”, descartando a análise da tese de legítima defesa por esse instrumento jurídico.

Além disso, o magistrado destacou a gravidade da conduta e o comportamento do acusado após o crime, entendendo que sua fuga poderia prejudicar a instrução criminal. “Não há como se descartar a probabilidade de prejuízos à instrução criminal”, afirmou o relator.

Decisão unânime
Diante dos elementos apresentados, os desembargadores da turma julgadora votaram por unanimidade pela manutenção da prisão preventiva. O acusado seguirá detido enquanto o processo criminal segue em andamento.

O crime segue sendo investigado pelas autoridades locais e, segundo apurado até o momento, não há elementos que sustentem a versão apresentada pela defesa.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS