Na sessão ordinária desta quinta-feira (3), os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) aprovaram quatro projetos de lei. O principal destaque foi a redação final da proposta “Setembro Amarelo vai à Escola”, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB), que tem como objetivo conscientizar alunos, especialmente do Ensino Médio, sobre prevenção ao suicídio e à automutilação por meio de palestras, seminários e outras ações educativas.
Também foi aprovada, em segunda discussão, a proposta do deputado Junior Mochi (MDB), que obriga planos de saúde a avisar com antecedência os usuários com Transtorno do Espectro Autista (TEA) sobre cancelamentos ou suspensões de contrato. O projeto segue para redação final, pois recebeu emenda substitutiva integral.
Na primeira discussão, foi aprovado o projeto do deputado Paulo Duarte (PSB) que torna obrigatória a instalação de elevadores adaptados para transporte de macas em prédios públicos e privados em Mato Grosso do Sul. O texto ainda será analisado pelas comissões permanentes.
Em discussão única, os deputados aprovaram a concessão do Título de Cidadã Sul-Mato-Grossense à Dione Hashioka, proposta pela deputada Lia Nogueira (PSDB). Durante a sessão, a Banda Municipal de Bonito foi homenageada com presença de 73 integrantes, acompanhados do maestro Deyvid Felizardo e da primeira-dama do município, Leila Aivi.