Terça-feira, 16 de Setembro de 2008, 07h:14 -
A
|
A
Agraer realiza cursos sobre manejo de capineira de cana e pastagem
Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)
A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), por meio da agência regional de Itaquiraí, está promovendo no município de Iguatemi uma série de cursos sobre manejo de capineira de cana e pastagem.
Todos os produtores participantes dos cursos estão sendo beneficiados por meio de um convênio firmado entre a Agraer e o Ministério da Agricultura (Mapa) para reestruturação dos cinco municípios atingidos pelos focos de febre aftosa em 2005: Itaquiraí, Iguatemi, Eldorado, Mundo Novo e Japorã. “Por meio deste convênio, os produtores estão recebendo insumos como calcário e adubo, além de mudas de cana-de-açúcar para serem utilizados nas propriedades. A intenção é melhorar as condições de alimentação dos animais e conseqüentemente, a produção de leite. As capacitações têm como objetivo, passar aos produtores, a orientação técnica necessária para que a utilização destes insumos seja feita de forma correta”, explica o engenheiro agrônomo da Agraer e um dos ministrantes dos cursos, Juvenal Marques Brito.
Os cursos abordam, por meio de aulas teóricas e práticas, técnicas que vão desde o plantio, adubação, preparo de solo até o fornecimento para os animais. ”Por meio dos cursos, os produtores aprendem ainda os tipos de forrageira indicados para cada tipo de solo e clima, de forma a se alcançar o nível de produtividade ideal, que é de 90 toneladas por hectare”, explica Juvenal.
A capacitação aborda ainda, técnicas de recuperação de pastagem e de utilização de cana-de-açúcar com uréia para alimentação dos animais em períodos de seca. As orientações passadas aos produtores seguem os procedimentos adotados pela Embrapa e pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC-SP).
A primeira capacitação foi realizada no dia 11, com a participação de vinte agricultores. Os próximos cursos serão realizados com produtores dos assentamentos Rancho Loma, Nossa Senhora Auxiliadora e Colorado. O encerramento dos cursos está marcado para a próxima quinta-feira (18) com um aprofundamento teórico envolvendo todos os participantes, que deverá ser ministrado pelo coordenador estadual do Projeto Balde Cheio, Ivan Macena. No total, as capacitações devem reunir cerca de 100 participantes. (Com Assessoria)