Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 13 de Maio de 2025


Legislativo Terça-feira, 13 de Maio de 2025, 11:22 - A | A

Terça-feira, 13 de Maio de 2025, 11h:22 - A | A

Federal

PL proíbe uso de comportamento sexual da vítima em investigações de crimes sexuais

Projeto em análise na Câmara busca impedir perguntas que revitimizem mulheres durante processos judiciais

Vivianne Nunes
Capital News

Está em análise na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 5038/2023, que pretende vedar expressamente qualquer questionamento sobre o comportamento sexual passado ou futuro de vítimas e testemunhas em investigações ou processos relacionados a crimes de violência sexual contra mulheres. A proposta também estabelece que a credibilidade da vítima ou das testemunhas não poderá ser medida com base em sua vida sexual, tampouco o silêncio ou a ausência de resistência deverão ser interpretados como consentimento.

De autoria da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), o projeto altera o Código de Processo Penal e busca combater a chamada revitimização — quando a mulher, já vítima do crime, é novamente exposta a constrangimentos durante a apuração dos fatos. “É comum que as vítimas sejam submetidas a inquirições marcadas por concepções discriminatórias historicamente construídas que envolvem detalhes de sua vida privada, vestimentas, comportamento pessoal ou sua experiência sexual, mesmo que sem qualquer relação com o caso”, argumenta a parlamentar.

A proposta será inicialmente apreciada pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), antes de seguir para o Plenário. Para que se torne lei, precisa ser aprovada tanto pela Câmara quanto pelo Senado.

Se aprovado, o PL 5038/23 representará um marco importante na proteção das mulheres durante investigações e julgamentos, reafirmando o direito de todas as vítimas de violência sexual a um processo justo, sem julgamentos morais ou invasões à sua intimidade.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS