Os vereadores de Campo Grande aprovaram, em primeira votação, o Projeto de Lei 11.337/24, do vereador Epaminondas Neto, o Papy, que modifica a Lei 5.925/17 sobre os Ecopontos Culturais. Esses locais recebem livros, revistas, jornais, CDs e DVDs, que são disponibilizados gratuitamente à população. As mudanças garantem que, após análise e registro, os materiais sejam doados conforme faixa etária, mediante solicitação. Além disso, está prevista multa para quem descartar obras em locais não autorizados.
Em regime de urgência, foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo 2925/25, do vereador Landmark, que concede o título de “Visitante Ilustre” ao deputado federal Patrus Ananias de Souza. Também foi aprovada a criação da Medalha Legislativa “Laucídio Coelho Neto”, proposta pelo vereador André Salineiro, para homenagear produtores rurais com destaque no setor agropecuário. A entrega será feita em uma sessão solene no Dia do Produtor Rural, 28 de junho.
Outro projeto aprovado, do vereador Fábio Rocha, institui a Medalha “Regimento Cidade de Campo Grande”, destinada a militares do Exército Brasileiro que prestaram relevantes serviços à sociedade. A homenagem deverá ser entregue preferencialmente na Semana do Exército, comemorada em 19 de abril. Além disso, foi aprovada a Medalha Herói Campo-Grandense, proposta por Dr. Victor Rocha, para reconhecer cidadãos que contribuíram significativamente para a cidade.
Por fim, em segunda votação, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 11.443/24, da vereadora Luiza Ribeiro, que dá o nome de “Praça Humberto de Alencar” a um espaço público no bairro Santo Amaro, Vila Palmira. A homenagem reconhece o trabalho do professor Humberto de Alencar nas áreas de educação e direitos humanos.