Foi protocolado nesta terça-feira (6), durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), o projeto de lei que propõe a inclusão do Festival Internacional da Carne no calendário oficial de eventos do Estado. A iniciativa exalta a cultura da pecuária sul-mato-grossense e visa fomentar negócios, tecnologias e produtos do setor.
O projeto, de autoria do deputado Pedro Pedrossian Neto (PSD), prevê que o festival seja realizado anualmente no mês de setembro, em parceria com a Acrissul (Associação dos Criadores do Mato Grosso do Sul) e outras instituições.
“A realização do festival promove não apenas a valorização das tradições locais, mas também a dinamização da economia, com a geração de aproximadamente 500 empregos diretos e indiretos, movimentação de cerca de 250 negócios e a expectativa de receber 30 mil visitantes. Além do seu impacto econômico, o festival apresenta forte caráter social e educacional”, afirmou o parlamentar.
Além da feira de negócios e tecnologia, a proposta inclui contrapartidas sociais, como quatro workshops gratuitos, minicursos, apresentações teatrais e musicais abertas ao público, shows gratuitos e campeonatos de assadores e chefs.
Se aprovado pelos deputados e sancionado pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), o Festival Internacional da Carne passa a integrar oficialmente o calendário de eventos de Mato Grosso do Sul.