A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), apreendeu nesta quarta-feira (23) uma adolescente investigada por envolvimento com crimes cibernéticos graves. A ação ocorreu durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão no município de Aquidauana, no contexto da Operação Escola Segura.
A jovem é suspeita de integrar uma organização criminosa voltada à disseminação de conteúdos relacionados ao induzimento à automutilação, violência contra animais e exploração sexual infantojuvenil pela internet. Durante a operação, os investigadores localizaram vasto material que comprova a prática dos delitos.
A adolescente foi encaminhada à Primeira Delegacia de Polícia de Aquidauana, onde foi lavrado o Auto de Apuração de Ato Infracional. Três aparelhos celulares foram apreendidos e serão encaminhados à perícia.
“A Polícia Civil atua com rigor no combate aos crimes cibernéticos, em especial aos crimes sexuais contra crianças e adolescentes, especialmente no meio digital, onde muitas vezes os criminosos se sentem protegidos pelo anonimato. As ações da Operação Escola Segura, de âmbito nacional, reforçam nossa resposta firme e coordenada contra essas práticas”, afirmou a delegada Anne Karine Sanches Trevizan Duarte, titular da DEPCA.
A Operação Escola Segura visa intensificar ações de enfrentamento à violência sexual infantojuvenil e garantir a segurança no ambiente escolar. Denúncias podem ser feitas anonimamente pelo Disque 100, nas delegacias locais ou pela Delegacia Virtual.