Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 25 de Julho de 2025


Opinião Quinta-feira, 24 de Julho de 2025, 12:17 - A | A

Quinta-feira, 24 de Julho de 2025, 12h:17 - A | A

Opinião

Diálogo, soberania e responsabilidade em tempos de crise internacional

Por Michel Temer*

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

Ao longo do tempo, sempre pregamos a pacificação do país. Em momentos em que nada parece estar favorável, em que tudo parece se distanciar de uma solução, de estarmos debaixo de uma tempestade. É hora de procurar abrigo no porto seguro do diálogo.

Na turbulência, mais do que nunca, devemos buscar entendimento, construir consensos, buscar convergências, buscar união. Respirar respeito, é isso que mantém a democracia viva e um país soberano. E tudo isso deve começar dentro de casa, para depois atravessar fronteiras.

Digo isso, profundamente entristecido com a taxação despropositada, imposta aos nossos produtos e pela lamentável eliminação de vistos dos ministros da Suprema Corte, o que é injustificável e inadmissível.

São inadequações que não se resolvem, contudo, com bravatas, com ameaças, com retruques, com agressões. Resolve-se pelo diálogo que se faz entre nações, especialmente entre nações parceiras.

E o diálogo se dá pelos mais variados meios: pela diplomacia tradicional, pelo contato dos legislativos e, naturalmente, pela interlocução entre os chefes dos respectivos governos.

É difícil? No caso, pode ser. Mas não pode deixar de ser tentado.

Vivemos um momento em que a ação responsável e a experiência não podem ser esquecidas, devem ser praticadas. Em momentos sombrios, sejamos luz. O bom senso e o cálculo estratégico, devem prevalecer sem jamais partir para um confronto, que transforme a situação numa espécie de briga de rua, de brasileiros contra brasileiros, de país contra país.

Devemos agir e reagir como a nação livre e soberana que somos. Sem excessos, de nenhuma das partes, e sempre rigorosamente guiados pelos tratados internacionais e pela nossa Constituição.

É o meu desejo. Obrigado e que tenhamos um mundo melhor para todos.


*Michel Temer
37.º presidente do Brasil, Advogado constitucionalista, poeta e professor.
Em um relacionamento sério com a democracia.

 

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS