O assentamento Eldorado II, em Sidrolândia (70 km da Capital), foi o escolhido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) para a construção de mais 491 casas. O lançamento será na quarta-feira (25), às 9h. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Mato Grosso do Sul (Fetagri-MS), informou através de Sandra Maria Costa Soares, presidente do órgão, que o assentamento existe desde 2007. Até agora, 85 casas estão prontas e habitadas e mais 201 estão sendo levantadas com recursos do INCRA. Todas as famílias do assentamento serão atendidas, totalizando 777 moradias. “São casas com 74,79 metros quadrados, que atendem perfeitamente aos anseios das famílias de colonos assentados. Eles ganham mais conforto para viver com dignidade, afirmou o diretor da Política Agrária e Meio Ambiente da Fetagri, Adão de Souza Cruz.
A Fetagri, que também participa do processo de construção das casas, pretende agilizar o processo para que até o início de setembro as demais residências já tenham suas obras encaminhadas. “Todos os projetos são elaborados pela Fetagri, que tem o papel também de fiscalizar sua execução”, explicou Sandra Maria.
Nos assentamentos antigos onde os colonos não puderam esperar o governo locar recursos para construção de suas moradias, as famílias vão receber uma verba no valor de R$ 8 mil para promover reformas e ampliações das casas. Esse projeto também está previsto no orçamento do INCRA, já aprovados pelo Governo Federal.
Dignidade
Rosa Custódio de Souza, moradora no Assentamento Estrela, em Jaraguari, é uma das contempladas com parte dos recursos de R$ 44 milhões do INCRA para construção de casas em assentamentos de Mato Grosso do Sul. Sua casa está sendo construída e aos poucos ela diz que sente a alegria de poder, breve, viver em sua nova casa com a família. “Teremos mais conforto e dignidade morando numa casa bem projetada e segura para criarmos nossos filhos”, disse.
Por Ângelo Smaniotto - (www.capitalnews.com.br)