Uma equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA) resgatou, nesta semana, uma coruja-das-torres (Tyto furcata) encontrada por um morador no bairro Vila Popular, em Campo Grande. Segundo a PMA, o filhote aparentava estar ferido e foi recolhido com segurança, seguindo os protocolos de manejo da fauna silvestre. “O morador fez a coisa certa ao acionar a equipe especializada”, informou a corporação.
A ave foi encaminhada ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), onde será avaliada por médicos-veterinários e receberá tratamento adequado. Conhecida também como rasga-mortalha ou coruja-de-igreja, a espécie possui rosto em formato de coração, hábitos noturnos e é importante no controle de pragas como camundongos. “Elas são fundamentais para o equilíbrio ecológico”, destacou a PMA.
A PMA orienta que, ao encontrar animais silvestres em áreas urbanas, o ideal é não se aproximar e acionar imediatamente as autoridades. “Em muitos casos, basta manter distância para que o animal retorne sozinho ao habitat. Mas se for necessário, enviamos uma equipe para o resgate”, explicou a corporação. Casos de risco, como mamíferos de grande porte ou animais peçonhentos, exigem atenção redobrada.
Em casos de atropelamento, a recomendação é parar o veículo em local seguro, retirar o animal da pista — se possível — e acionar a empresa responsável pela coleta de resíduos. Em Campo Grande, a Solurb realiza esse serviço. “Esses dados ajudam no mapeamento de áreas com alta incidência de acidentes com animais, possibilitando ações educativas futuras”, informou a PMA.