Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Casa e Decoração Sábado, 05 de Março de 2022, 11:13 - A | A

Sábado, 05 de Março de 2022, 11h:13 - A | A

Coluna Casa e Decoração

Saiba como prevenir a infestação de pulgas e carrapatos nos pets

Por Lígia Santiago

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Entenda como cuidar dos pelos e das peles dos animais de estimação contra essas pragas, mais comuns no verão

iStock

ColunaCasaEDecoração

No verão, é comum que tenha uma maior proliferação de pulgas e carrapatos, por conta da alta temperatura do ambiente e das tempestades que promovem umidade, a combinação perfeita para as infestações desses parasitas. Portanto, o cuidado com a casa e com o pet deve ser redobrado. Afinal, as pulgas e os carrapatos podem trazer doenças fatais aos animaizinhos e também para a família.


Primeiramente, observe os sinais que o seu pet dá para saber se existem pulgas no local – ele começa a se coçar com maior frequência, e alguns mostram alergia ao parasita, causando vermelhidão na pele do bichinho. Já os carrapatos, que também são parasitas, se alimentam de sangue, e é mais fácil de se identificar, pois eles ficam estáticos, ou seja, consegue identificá-los através de um carinho no pet ou ao escová-lo.


Sabendo a gravidade da situação em ter pulgas e carrapatos no ambiente e, principalmente, no seu pet, precisa tomar providências para eliminá-los o quanto antes. Veterinários e especialistas informam que normalmente existem 95% dos parasitas nos ambientes se proliferando, e o restante nos pets. Ou seja, a limpeza do local é extremamente importante, com produtos adequados para eliminar o quanto antes estas pragas na casa. O cuidado e a limpeza devem ser feitos diariamente, principalmente em locais como jardins, cantos mais escuros, frestas de madeira e nas cobertas onde os pets dormem.


A vida das pulgas dura, em média, 45 dias, e a dos carrapatos, em torno de 90 dias. Por isso, procure com a ajuda do veterinário responsável pelo pet a melhor forma de eliminar as pragas dos pets. Pois hoje em dia existem diversas opções disponíveis no mercado, como: pipetas, comprimidos, sprays, shampoos, coleiras, e entre estes exemplos de antipulgas existentes, há também um dos mais utilizados, que é o Frontline. Todas as opções são recomendadas para a eliminação de carrapatos e pulgas e para a prevenção de que não tenha mais problemas no pelo e na pele do animalzinho.


Outro cuidado que se deve tomar é de que, ao passear com os bichinhos pela rua, evitar que o mesmo vá em canteiros com mato, para que não se contamine com as pragas que estão naquele ambiente. Pois é bem comum que isso aconteça e que comece uma nova proliferação pela casa.


Lembre-se também que o controle de pulgas e carrapatos faz parte da vida dos pets, e todo cuidado é necessário para que eles tenham uma vida plena e confortável junto dos seus familiares.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS