Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Casa e Decoração Domingo, 14 de Abril de 2024, 13:47 - A | A

Domingo, 14 de Abril de 2024, 13h:47 - A | A

Coluna Casa e Decoração

Como inserir o ar-condicionado na decoração de interiores? Veja 4 maneiras

Por Lígia Santiago

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Estudo indica que, na próxima década, o uso de equipamentos de ar-condicionado irá dobrar no Brasil

onurdongel / iStock

ColunaCasaEDecoração

Com a intensificação do aquecimento global e as consequentes alterações climáticas, o aparelho do ar-condicionado tornou-se mais frequente nas casas brasileiras. Segundo uma pesquisa da UFRJ, em conjunto com outras universidades, a cada 100 residências, 96 terão ar-condicionado até 2035. Isso porque os aparelhos de refrigeração são vistos como uma solução para trazer conforto térmico ao ambiente.

São vários os modelos disponíveis no mercado: Piso Teto, Split Hi-Wall, Split Inverter, Multi Split e Portátil são alguns deles. Mas, apesar de imprescindível para a manutenção de uma temperatura agradável, o equipamento gera dúvidas sobre como o incluir na decoração de interiores. Por isso, separamos algumas dicas:

● Aproveite a arquitetura

Uma dica é instalar o ar-condicionado em lugares que não sejam muito visíveis, para que ele seja como um elemento discreto, que não chame muita atenção. Aproveitar as cores das paredes também é uma boa estratégia, uma vez que, caso o equipamento de refrigeração for branco, por exemplo, paredes brancas ou de cor clara irão “camuflá-lo” melhor que paredes de cor escura.

● Posicionamento

A posição em que o ar-condicionado está faz toda a diferença no impacto visual que ele tem no ambiente. Apesar de esses aparelhos precisarem ficar na parte superior da parede para cumprir sua função corretamente, são várias as possibilidades de posições. Caso deseje “esconder” o equipamento, uma sugestão é posicioná-lo no canto do ambiente, de forma que os móveis e elementos decorativos se sobressaiam diante dele.

● Adesivos

A ideia inicialmente pode causar um estranhamento, mas aplicar adesivos decorativos no ar-condicionado pode ser uma solução prática e supermoderna. Além disso, são diversas as opções de modelos e estampas adesivas, o que facilita encontrar uma de seu desejo e que combine com a decoração do ambiente. Assim, você decide se “camufla” ou se destaca o ar-condicionado.

● Integre o equipamento aos móveis

Outra estratégia valiosa é integrar o equipamento a nichos, estantes e vigas que fazem parte da casa. Geralmente, em estantes que têm lacunas decorativas, por exemplo, o ar-condicionado se encaixa perfeitamente e, ainda, fica em uma posição discreta e pouco perceptível.

O ar-condicionado philco inverter é bom para os ambientes e um ótimo exemplo de um item que pode ser integrado aos móveis e, mesmo assim, deixar o ambiente harmônico.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS