Campo Grande Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Casa e Decoração Domingo, 20 de Agosto de 2023, 13:44 - A | A

Domingo, 20 de Agosto de 2023, 13h:44 - A | A

Coluna Casa e Decoração

Enjoou da parede branca da casa? Veja 6 dicas de como transformá-la!

Por Lígia Santiago

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Como uma folha em branco, a parede permite explorar a criatividade e inovar de diferentes formas

iStock

ColunaCasaEDecoração

..

Nosso lar é o lugar onde mais precisamos nos sentir bem e confortáveis, pois é o ambiente em que descansamos após um longo dia de trabalho, realizamos nossas tarefas básicas, recebemos quem amamos e criamos nossa família. Sendo assim, investir em decorações que o tornem mais harmônico e aconchegante é uma boa recomendação para preservar as energias deste lugar tão especial.

A decoração, se bem planejada, pode ser simples e econômica: uma parede branca, por exemplo, se bem decorada, pode se tornar um dos pontos mais chamativos da casa. Plantas, objetos de madeira, pinturas, quadros e vasos são ótimas opções para compor a estética de sua parede de forma leve e harmônica.

Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a decorá-la:

• Utilize objetos com várias texturas

Para compor melhor a parede, é interessante apostar em elementos que ornem com a decoração: artesanatos, espelho vintage, cortinas arejadas, vasos e plantas, por exemplo, são boas dicas de utensílios para garantir uma aparência “clean” e harmônica.

• Estantes e molduras

Personalizar a parede com a sua personalidade é uma ótima alternativa, e estantes podem colaborar bastante para isso. Se você gosta de livros, expor eles em sua parede diz muito sobre você e seus gostos, mas, se você preferir compor sua estante com fotos de família e de pessoas que ama, olhar para este local sempre te dará uma sensação de carinho e afeto.

Explorar composições de quadros, com tamanhos diferentes, também traz um toque chique e harmônico à parede. Uma vantagem desse tipo de decoração mais simples é que os próprios moradores podem fazê-la, basta ter o auxílio de ferramentas manuais, como pregos e martelos, além de ferramentas elétricas, como furadeiras.

• Papéis de parede

Uma parede branca permite “brincar” com a criatividade e pensar em diversas maneiras de decorar. Os adesivos ou papéis de parede, por exemplo, são boas opções para tornar o ambiente mais lúdico e interativo, ao mesmo tempo que preenchem melhor o lugar. Assim, você pode apostar em papéis de parede que refletem seu gosto pessoal, e deixar sua casa no seu estilo.

• Utilize plantas naturais ou artificiais

Versáteis, charmosas e atraentes, as plantas, folhas e flores são uma boa escolha para decorar diversos ambientes. Quando utilizadas corretamente, elas dão cor aos cômodos e os deixam mais frescos, além de torná-los mais harmoniosos e agradáveis.

Podem ser utilizadas de diferentes modos em uma mesma parede: apoiadas em prateleiras, arranjos ou em vasinhos. Além disso, trazem uma série de vantagens para o ambiente da casa: boas vibrações, circulação de ar e um toque personalizado de beleza natural.

• Iluminação

A iluminação é um ponto de grande destaque em qualquer ambiente e, principalmente, na decoração. No caso, se o foco em questão for uma parede específica, com um jogo de luzes interessante, é possível destacá-la e, ao mesmo tempo, tornar o ambiente mais aconchegante.

• Pinturas

Pinturas ou desenhos são ótimas opções para inovar e colorir o cômodo. É possível combinar a decoração do ambiente com a parede em questão, por exemplo, ornando almofadas, tapetes, espelhos, mantas e outros objetos de destaque que possam compor um contraste elegante e harmonioso.

Grafites, desenhos ou pinturas que cobrem a parede inteira são algumas ideias. Mas, se você quiser uma pintura mais básica, aposte em tintas com tonalidades próximas ao branco, como branco gelo, neve, pérola e off-white. Lembre-se: o mais importante é deixar a parede e o ambiente com o seu gosto. Esperamos que nossas dicas te ajudem!

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS