Campo Grande Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Casa e Decoração Sábado, 25 de Novembro de 2023, 14:29 - A | A

Sábado, 25 de Novembro de 2023, 14h:29 - A | A

Coluna Casa e Decoração

Compra de imóvel: o que deve ser considerado antes de investir em um

Por Lígia Santiago

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Um imóvel próprio é um dos grandes sonhos de muitas pessoas, mas certos pontos devem ser levados em consideração

iStock

ColunaCasaEDecoração

..

Comprar um imóvel é, muitas vezes, um dos maiores sonhos de muitas pessoas. Ter a casa própria ou o próprio escritório é visto como um dos maiores investimentos na vida de alguém. No entanto, para este processo, não basta apenas escolher o lugar e financiar. Existem determinados aspectos a serem considerados antes de buscar uma casa à venda para evitar problemas no futuro.

Conhecer a região

Antes de tudo, entender onde o imóvel está localizado é essencial. É preciso levar em consideração os mais variados aspectos. Uma dica é pesquisar e conversar com pessoas que moram ou já moraram perto.

A segurança é um dos pontos mais importantes. É necessário se informar se é um bairro seguro ou um lugar que tenha um histórico de violência. Olhar notícias na internet sobre a região pode ser uma excelente forma de identificar isso.

Outra questão é saber se é um lugar que tenha o essencial perto e bem localizado. Antes de comprar um imóvel, é bom saber se existem hospitais e farmácias para emergências também.

Embora isso afete o preço, investir em um imóvel que fique localizado perto de uma boa rede de transporte público pode ser de muito bom grado se a pessoa depender disso para trabalhar, por exemplo.

Entender as condições do local

Realizar diversas visitas ao imóvel que despertou o interesse é essencial para o comprador. Para evitar gastos maiores no futuro ou até mesmo acidentes, entender as condições do local surge como necessidade.

Desde o tamanho até a conservação, tudo deve ser levado em conta, especialmente se for um local mais antigo, por exemplo. Uma inspeção técnica minuciosa pode ajudar a entender as reais condições nas quais o imóvel se encontra. É sempre mais adequado buscar por uma casa à venda em bom estado, preservada e que precise de menos reformas antes da mudança.

Em caso de apartamentos, entender como o condomínio funciona

Para quem busca apartamentos, é importante entender como o condomínio funciona e quais as regras. Por exemplo, existem locais que não aceitam animais. Se a pessoa tiver um e não se atentar a isso, pode ser um grande problema no futuro.

Saber o que está incluso no valor que será pago é ideal, até para saber se as expectativas ao comprar uma casa estão alinhadas com a realidade do local em si.

Verificar a valorização do local

Como comprar um imóvel é um investimento de longo prazo, entender e estudar a valorização é de grande valia. Isso ajuda a compreender futuros projetos de investimento e o potencial de crescimento econômico na região. Existem profissionais especializados que podem auxiliar nesses processos.

O processo de compra de uma propriedade pode ser desafiador, mas atentar-se a determinados pontos é essencial. Mesmo que seja um sonho e seja visto com uma certa euforia, todo cuidado deve ser pouco.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS