Campo Grande Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Casa e Decoração Domingo, 17 de Dezembro de 2023, 14:43 - A | A

Domingo, 17 de Dezembro de 2023, 14h:43 - A | A

Coluna Casa e Decoração

Decoração rústica: saiba tudo sobre esse estilo e como incorporar no seu lar

Por Lígia Santiago

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Está pensando em transformar a decoração da sua casa ou apartamento? Conheça mais sobre o estilo rústico e saiba como ele pode fazer parte da sua residência

iStock

ColunaCasaEDecoração

..

O estilo rústico na decoração tem conquistado a preferência de diversas pessoas por oferecer uma atmosfera acolhedora e autêntica, repleta de charme e simplicidade. Ao incorporar elementos naturais, texturas e uma paleta de cores suaves, você pode criar um ambiente que une funcionalidade com elegância e natureza.

Engana-se quem pensa que essa tendência só pode ser aplicada em casas de campo ou sítios, pois os especialistas em design de interiores estão apostando cada vez mais na adoção desse gênero nos grandes centros urbanos das cidades.

Se você busca transformar sua casa em um refúgio de comodidade e estilo, mergulhar no universo da decoração rústica pode ser a escolha perfeita. Explore o que caracteriza esse conceito, seus detalhes e como aplicá-lo de maneira única em sua casa ou apartamento.

Acompanhe a leitura e inspire-se!

O que é decoração rústica?

Em essência, a decoração rústica celebra a beleza do natural e do artesanal. Inspirada pela estética rural, ela incorpora elementos que remetem à natureza e à vida no campo, com itens de acabamento áspero, desgastado e intencionalmente imperfeito.

Texturas acolhedoras, materiais orgânicos e uma paleta de cores suaves são marcas registradas desse estilo, criando um ambiente que simula a calmaria, a simplicidade e a vida leve nas zonas rurais.

No entanto, suas aplicações também podem remeter a modernidade e inovação. Ou seja, não há restrições para a sua utilização, e, mesmo em zonas urbanas, elas conseguem dar um toque de liberdade, charme e tranquilidade característicos do estilo.

O que caracteriza a decoração rústica?

O que pressupõe a aparência rústica é a proximidade com os elementos naturais. Com isso, os móveis e objetos decorativos seguem uma aparência não convencional e menos comercializada, ou seja, os itens ficam mais próximos de suas matérias-primas encontradas na natureza.

A base da decoração rústica reside em materiais como madeira, pedra e ferro forjado. O cobre também é muito utilizado, e é uma tendência decorativa desde 2012, perdurando até os dias atuais. Esses elementos prometem uma sensação de solidez e conexão com o meio ambiente.

A paleta de cores é composta por tons neutros e terrosos, como marrom, bege, verde-oliva e branco. Esses núcleos criam uma atmosfera tranquila e relaxante. As texturas também desempenham um papel crucial em tecidos como linho e algodão, além de tapetes felpudos, que adicionam camadas de conforto e aconchego.

O destaque se dá para os móveis de madeira desgastados, muitas vezes com acabamentos envelhecidos. Eles são peças-chave, robustas, funcionais, resistentes e podem ser passados de geração em geração, contando histórias valiosas. Alguns itens feitos à mão, como cerâmicas, cestos e tapeçarias, também conferem personalidade à decoração.

Como levar o estilo rústico para dentro de casa?

Já que você tomou contato com o conceito, a definição e as principais características do design rústico, chegou a hora de entender como aplicá-lo na prática, investindo na decoração dos cômodos do seu imóvel.

Vale ressaltar que essa tendência também pode ser combinada com outros tipos de estilo, como a decoração modernista, industrial ou minimalista. Entenda como promover a sua transformação decorativa com algumas dicas simples:

Muitos objetos em madeira
Invista em móveis de madeira maciça, como mesas de jantar, cadeiras e prateleiras. O objetivo é criar uma sensação de solidez e conexão com a natureza, com o toque clássico que a mobília em madeira possui.

Hoje, o material também pode ser encontrado em objetos contemporâneos em forma de pallets, caixotes e painéis, e isso confere versatilidade nas combinações e em diferentes cômodos da casa ou apartamento.

Texturas nos tecidos e nos revestimentos
Escolha materiais naturais e texturizados para sofás, almofadas e cortinas. Isso adiciona camadas visuais e táteis à decoração.

Outra alternativa interessante é o uso de revestimentos como tijolos, pedras e bambus. Eles podem ser aplicados nas paredes, nos pisos ou no teto.

Iluminação aconchegante
Opte por luminárias com designs simples e materiais naturais, como ferro forjado, cobre ou madeira. A luz suave contribui para um clima acolhedor.

Posicione as lâmpadas para que incidam indiretamente nos ambientes. Outra dica é investir em luminárias de mesa e de chão para conferir um aspecto elegante e confortável à residência.

Toques de verde
Plantas e flores adicionam frescor e vitalidade ao local, além de serem ideais para a atmosfera de natureza que o conceito propõe. Sejam naturais ou não, elas precisarão de cuidados. Outro detalhe são os vasos de barro que complementam perfeitamente a estética rústica e também estão associados à tendência urban jungle.

Acessórios artesanais
Decore seu espaço com objetos artesanais, como potes de cerâmica, cestas de vime e peças de tricô. Esses detalhes conferem um toque pessoal, e você também pode fazer com as suas próprias mãos. Caso você tenha experiência e habilidades artísticas, algumas ferramentas como uma lixadeira, um martelo e alguns parafusos podem ser úteis.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS