Campo Grande Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Casa e Decoração Domingo, 24 de Dezembro de 2023, 13:43 - A | A

Domingo, 24 de Dezembro de 2023, 13h:43 - A | A

Coluna Casa e Decoração

Veja como tornar a sua casa mais segura

Por Lígia Santiago

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Desde uma boa iluminação até a instalação de cercas eletrificadas, entenda para que serve cada sistema de segurança

iStock

ColunaCasaEDecoração

..

Manter a casa segura é uma preocupação de muitas pessoas, especialmente após o Anuário de Segurança Pública anunciar que, em 2022, houveram pelo menos 34.340 roubos e furtos em residências no Brasil. Afinal, todos prezam pela segurança de pessoas e pets que vivem em suas residências, assim como também de seus bens materiais.

Mas, afinal, qual é a melhor maneira de deixar sua residência mais segura? A resposta para essa pergunta pode variar muito entre casas, cidades e bairros diferentes. Pensando nisso, preparamos uma lista com algumas dicas variadas de como tornar qualquer residência mais segura. Confira:

Iluminação da parte externa da casa

Uma boa forma de inibir a ação de ladrões é ter um bom sistema de iluminação ao redor da casa. A iluminação ajuda a eliminar pontos cegos do imóvel e também ajuda a expor qualquer um que tente se esconder para pegar os residentes de surpresa.

A iluminação pode ser feita tanto com timers e controle remoto, para que tudo seja iluminado em determinados momentos, quanto com acionamento manual, para baratear o custo do sistema de segurança.

Portões elétricos

Uma das formas mais comuns de invasão de domicílios acontece quando o residente para o carro em frente à garagem e desce do veículo para abrir seu portão manual. É nesse momento que ele pode ser abordado por um ladrão e ter sua casa roubada e até mesmo ser feito de refém.

Para evitar esse tipo de problema, é preferível substituir o portão tradicional por um portão elétrico acionado por controle remoto, dessa forma não é preciso descer do carro. Além disso, também é recomendado optar por portões de acionamento vertical, pelo fato de serem mais difíceis de arrombar que os modelos de deslizamento horizontal.

Instale sistemas de câmeras e alarmes

Os sistemas de alarme são uma ótima ferramenta para inibir a ação de possíveis ladrões e invasores. Para que o sistema seja eficiente, é preciso que ele cubra pontos estratégicos e que seja feito em camadas para que a cobertura seja total.

A primeira linha de defesa são as câmeras de segurança instaladas de modo ostensivo, ou seja, de modo que sejam vistas, principalmente voltadas para portas, portões, muros e janelas, cobrindo toda a volta da casa. A segunda linha de defesa são alarmes e iluminação de presença, pois esses sistemas vão disparar avisos sonoros e luminosos quando qualquer um se aproximar demais da casa.

Por último, a instalação de um cercado eletrificado, arame farpado ou lanças sobre os muros e portões é a última forma de prevenção contra invasões, já que são sistemas que podem lesionar qualquer um que tentar pular os muros.

Vale lembrar que é sempre muito importante ter um acompanhamento de um profissional ou empresa de segurança para o dimensionamento e a instalação correta dos diversos sistemas e também de um engenheiro, formado tanto em engenharia civil EAD quanto presencial, quando for necessário fazer mudanças estruturais no imóvel para a instalação de sistemas de segurança.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS