Uma das três etapas do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia (CBVP) confirmadas em Mato Grosso do Sul, começou neste sábado (6), na arena montada no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. As primeiras disputas foram na categoria sub-19.
Na terça-feira (9), será reconhecido o campeão do sub-19. A Capital foi a primeira a ser escolhida pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Participaram 65 duplas (32 no feminino e 33 no masculino), posteriormente serão sediados o torneio aberto e o Top-12 do CBVP.
O torneio aberto, na classe adulta, reunirá duplas entre o 8° e o 13° lugar no ranking nacional entre os inscritos, além de dois convidados e até oito parcerias classificadas pelo Qualifying. Esse sistema permite jogos mais nivelados, entre duplas de ranqueamento mais próximo.
Segundo a CBV, o Top 12, será disputado pelas duplas mais bem ranqueadas, além dos campeões das etapas anteriores do torneio Aberto. Esta é uma forma de estimular a renovação da modalidade, já que todas as duplas podem brigar por uma vaga no Circuito Mundial e também valendo pontos na corrida olímpica já pensando em Paris-2024.
No Estado terá 39 atletas na areia do Parque das Nações Indígenas. Conforme a CBV, as três competições também terão a presença de duplas de outras 16 unidades federativas.