Divulgação Guarani

Jogadores do Guarani comemoram com os torcedores que foram a Tombos-MG a classificação
A última rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, disputada neste fim de semana, definiu os oito classificados para a segunda fase da competição e decretou o rebaixamento de quatro clubes para a Série D. Entre os destaques, Brusque, Guarani e Floresta garantiram as últimas vagas no grupo dos classificados, enquanto CSA e ABC, dois gigantes do Nordeste, protagonizaram as maiores decepções, caindo para a Quarta Divisão.
Os oito times que seguem na disputa pelo acesso à Série B de 2026 são: Caxias, Ponte Preta, Náutico, Londrina, São Bernardo, Guarani, Brusque e Floresta. Eles foram divididos em dois grupos de quatro e agora se enfrentam em jogos de ida e volta. Os dois primeiros de cada chave garantem a vaga na Série B, e os líderes disputarão o título da competição.
A derrocada histórica do CSA
A queda do Centro Sportivo Alagoano (CSA) marca um capítulo duro na história recente do futebol brasileiro. O clube se tornou, em 2018, o primeiro time a conquistar três acessos nacionais consecutivos, em uma arrancada que levou os azulinos da Série D à elite do futebol nacional em apenas três anos.
2016: vice-campeão da Série D, garantindo vaga na Série C.
2017: campeão da Série C em cima do Fortaleza.
2018: vice-campeão da Série B, conquistando o acesso à Série A.
Em 2019, o CSA disputou a Série A contra os gigantes do país, mas não resistiu e voltou à Série B. Desde então, crises políticas internas e campanhas irregulares marcaram o clube, culminando agora em uma queda histórica para a Série D, cinco anos após ter jogado contra Flamengo, Palmeiras e Corinthians no topo do futebol nacional.
ABC também decepciona
Assim como o CSA, o ABC de Natal, outro clube tradicional do Nordeste, não resistiu à pressão da reta final e também foi rebaixado. O Alvinegro potiguar, dono de uma das maiores torcidas da região, se junta a Retrô e Tombense entre os times que disputarão a Série D em 2026.
Grupos da 2ª fase da Série C
Grupo B: Caxias, Londrina, São Bernardo e Floresta.
Grupo C: Ponte Preta, Guarani, Náutico e Brusque.
Resultados da 19ª rodada
Náutico 3 x 0 Ituano
Ponte Preta 1 x 0 Londrina
Confiança 1 x 0 Retrô
Tombense 2 x 2 Guarani
Anápolis 2 x 0 Botafogo-PB
Maringá 3 x 0 Caxias
Ypiranga 1 x 0 Figueirense
Brusque 2 x 0 CSA
Floresta 2 x 0 São Bernardo
ABC 0 x 1 Itabaiana