Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 25 de Julho de 2024


Educação Terça-feira, 30 de Abril de 2024, 18:44 - A | A

Terça-feira, 30 de Abril de 2024, 18h:44 - A | A

Premiação

Professora de Naviraí vence Prêmio Nacional Educador Transformador

A professora Daniela Bassanesi venceu o prêmio com projeto de educação financeira

Mariana Piell
Capital News

Divulgação/Assessoria

Professora de Naviraí vence Prêmio Nacional Educador Transformador

Professora Daniela Bassanesi durante premiação

Na última quarta-feira (24), a professora Daniela Bassanesi, da Escola Estadual Antônio Fernandes em Naviraí, venceu a etapa nacional do Prêmio Educador Transformador, na categoria Ensino Médio. O prêmio é uma iniciativa de apoio e estímulo à educação empreendedora promovida pelo Sebrae, Instituto Significare e Bett Brasil.

O projeto vencedor, inscrito pela professora sul-mato-grossense na premiação, foi o “Tony Bank – Ferramenta de Educação Financeira Aliada à Construção de Competências e Valores Socioemocionais”, que funciona como um “banco”, onde os estudantes acumulam pontos de acordo com a conduta acadêmica. Os pontos são trocados ao final de cada bimestre em uma feira de itens de consumo e produtos arrecadados na comunidade escolar.

A professora Daniela Bassanesi explica que o projeto busca desenvolver a responsabilidade dos alunos. “A ideia parte do pressuposto do pensamento ‘ganha-ganha’ difundido no mundo dos negócios e aliado à décima competência geral da Base Nacional Comum Curricular, que é a Responsabilidade e Cidadania. Têm estudantes voluntários para organizar e sensibilizar os alunos sobre sua conduta, administrativo e professores no controle de atrasos, faltas, ocorrências e outros indicadores que são responsáveis por computar os pontos”.

Durante a premiação, a professora reforçou a importância do prêmio como um estímulo para o desenvolvimento de ações inovadoras em sala de aula. “É uma honra participar desse prêmio e inspirar outros educadores a participarem. A educação empreendedora é muito importante e com certeza vamos levar mais conhecimento e formas de trabalhar o assunto em nossas escolas”.

Segundo Priscila Veloso, gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, ter um projeto de Mato Grosso do Sul reconhecido nacionalmente é também a oportunidade de levar a boa prática para outros lugares. “Para nós do Sebrae é uma grande alegria poder contar com uma professora vencedora da etapa Nacional do Prêmio Educador Transformador, é uma oportunidade de levar as práticas de projetos e aprendizagens da educação do nosso estado para todo país. E mostrar aos educadores que é possível fazer o diferencial na sua sala de aula e impactar vidas”.

O secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, pontua que o prêmio recebido pela educadora é um símbolo da qualidade de ensino em Mato Grosso do Sul e fonte de inspiração para que outras instituições de ensino realizem projetos inovadores. “Isso é reflexo da dedicação, do trabalho e do empenho dos nossos professores para que a educação faça diferença na vida dos estudantes. Ficamos orgulhosos do desempenho, mas, não é uma surpresa, porque conhecemos o quanto a professora Daniela trabalha, o quanto a escola se dedica. É um reconhecimento que esperamos ser inspiração para que outras escolas busquem não apenas aprimorar, mostrar para sociedade o quanto produzem e entregam a melhoria da qualidade de ensino da rede estadual”.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS