Campo Grande Quinta-feira, 30 de Maio de 2024


Reportagem Especial Quarta-feira, 01 de Maio de 2024, 07:00 - A | A

Quarta-feira, 01 de Maio de 2024, 07h:00 - A | A

Reportagem Especial

1º de maio: Dia do trabalhador ou do trabalho?

Conheça as lutas e conquistas do proletariado ao longo dos anos

Renata Santos Portela
Especial para o Capital News

Deurico/Capital News

Foto ilustrativa de indústria têxtil, economia, emprego, vagas de trabalho, mulher

Indústria têxtil

Você sabia do “Dia do Trabalhador” está prestes a completar 100 anos de existência no Brasil? Sim, a data que é uma das mais importantes no mundo para tantos trabalhadores é celebrada mundialmente em mais de cem países. Mas você sabe como ela surgiu por aqui e o porquê da sua importância? Primeiro vamos contar como se originou no mundo.

Foi em 1886 que tudo começou. Segundo os historiadores, a data se originou após um grupo de grevistas tomar as ruas de Chicago nos Estados Unidos no dia 1º de maio exigindo melhores condições de trabalho, entre os pedidos estava a redução da jornada de trabalho.

Na época, os operários trabalhavam numa jornada diária que variava de 12 a 16 horas, o pedido era que a jornada fosse reduzida para 8 horas. A reivindicação gerou protestos que sem um acordo, deu início a uma greve que paralisou a produção e o consumo.

Tal situação teria se agravado no dia 4 de maio, onde trabalhadores e policiais entraram em confronto que terminou em prisões e mortes de operários. Três anos depois, um congresso em Paris, na França, passou a difundir o 1º de Maio como uma data em memória aos grevistas reprimidos em Chicago.

Jornal A Noite 1917

1º de maio: Dia do trabalhador ou do trabalho?

Várias pessoas

No Brasil:

Os brasileiros começaram a celebrar o Dia do Trabalhador como feriado nacional em 1925 após várias manifestações por melhores condições de salários na gestão do presidente Arthur Bernardes. No entanto foi em 1943, durante o governo do Presidente Getúlio Vargas, que a data foi oficializada com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1943.

Com o objetivo de proteger as relações de trabalho, regulamentar os direitos e os deveres dos trabalhadores a CLT foi um dos principais avanços nas leis trabalhistas no país. A partir daí, o dia dos trabalhadores tem sido celebrado em todo o país com atos de conscientização e valorização do trabalhador.

Conheça as cinco principais conquistas dos trabalhadores:

1. Décimo terceiro salário em 1953;
2. Férias remuneradas: garantidas pela primeira vez em 1925 – sendo ampliadas com a CLT em 1943;
3. Salário-Mínimo: estabelecido em 1936 com 14 valores diferentes, por região, sendo unificado em 1940;
4. Redução da jornada de trabalho: para 44 horas semanais, asseguradas pela CLT em 1943;
5. Seguro-desemprego, FGTS, abono salarial e a licença-maternidade: entre outros direitos sociais e trabalhistas, assegurados na constituição de 1988.

Dia do Trabalhador, Dia do Trabalho ou Festa do Trabalho, seja qual for a denominação, todas são uma homenagem à luta de trabalhadores por melhores condições de trabalho.

O Diário De Notícias, 1940

1º de maio: Dia do trabalhador ou do trabalho?

Getúlio assinando

Jornal O Paiz, 1924

1º de maio: Dia do trabalhador ou do trabalho?

..

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS