Em uma iniciativa pioneira, a Universidade da Maturidade (UMA) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Campo Grande, inaugurou um programa de intervenção multidisciplinar que promete revolucionar o conceito de educação e inclusão social para a terceira idade. Com a primeira turma formada em março de 2023, a UMA agora se prepara para celebrar seu primeiro ciclo de formação extensionista em julho de 2024, culminando na entrega dos certificados de "Educador Político-Social do Envelhecimento Humano".
A UMA é sustentada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e emprega uma metodologia ativa para engajar os participantes em ações transdisciplinares, abrangendo desde educação e saúde até empreendedorismo e cultura. Este método promove não só a aprendizagem, mas também o protagonismo dos estudantes, que são incentivados a aplicar seus conhecimentos em projetos práticos que beneficiam a comunidade.
Os acadêmicos da UMA, com idades entre 45 e 79 anos, estão atualmente envolvidos em oito projetos de intervenção simultâneos. Estes projetos, que serão aplicados publicamente no dia 15 de maio de 2024, incluem desde a produção de videocasts sobre o envelhecimento e longevidade, até a criação de hortas sensoriais e jardins comunitários.
Entre os destaques está o "Vodôcast", liderado por Katiuscia Fernandes e Lucinéia Ramos, que orienta os alunos no processo completo de criação de videocasts. Outro projeto significativo é o "Horta e Jardim Sensorial", coordenado por Wanderléia, que visa revitalizar o espaço degradado do ponto de ônibus em frente à UEMS, transformando-o em um ambiente produtivo e inclusivo.
Os projetos não se limitam apenas à geração de conhecimento, mas também buscam a reintegração social e a empregabilidade dos idosos. Por exemplo, o projeto "Monitores de Turismo", liderado por Kelly, oferece treinamento para que os idosos possam atuar como guias turísticos, enquanto o "Empreendedorismo Prateado", sob a liderança de Giuliana, incentiva a economia criativa entre os mais velhos.
Estas intervenções são uma amostra do compromisso da UMA/UEMS com a educação continuada e a inclusão social, utilizando a pedagogia intergeracional para enfrentar desafios sociais significativos, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e inclusivo para todas as idades.
Maria Irene Leite 26/05/2024
Eu Maria Irene Leite participo projeto Intervenção na UMAUEMS com a Dança Circulares ,administração da professora Patrícia uma pessoa meiga, admirável e junto com seu auxiliar ,fazendo acontecer uma explosão de movimentos e emoções, nos sentindo leves e acolhida ... Me chama que eu vou.....
Alaide Maria de Melo Lopes 21/05/2024
Quero fazer o curso
Carmen lucia Ajala 21/05/2024
Faltou interaçao da Dança circular prof Patricia
Neide Martins Junqueira 21/05/2024
A UMA me trouxe de novo a esperanca de Empreender na Maturidade, aos 55a, ha 3 anos aposentada como Servidora Publica SESAU , estava quase fazendo um quadro depressivo qdo as portas da UEMS se abriram pra mim num simples convite tipo vou la ver o que e isso nhe nao custa,,, e hj 1 ano e pouco apos estou me sentindo com 20a e pronta pra recomecar no mercafo de trabalho. Gratidao UEMS/UMA ME CHAMA QUE EU VOUUU
Angelucia Cunha 21/05/2024
Eu participo do Projeto Horta e Jardim Sensorial e estou completamente apaixonada pelo projeto a Professora Wanderleia é maravilhosa e de uma sensibilidade incrível
5 comentários