Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 22 de Julho de 2024


Educação Terça-feira, 14 de Maio de 2024, 18:43 - A | A

Terça-feira, 14 de Maio de 2024, 18h:43 - A | A

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Universidade da Maturidade da UEMS lança projetos inovadores em Campo Grande

Sustentado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, projeto quer engajar ações transdisciplinares

Vivianne Nunes
Capital News

Divulgação/Portal MS

UEMS divulga locais e horários de provas do vestibular do próximo domingo

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Em uma iniciativa pioneira, a Universidade da Maturidade (UMA) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Campo Grande, inaugurou um programa de intervenção multidisciplinar que promete revolucionar o conceito de educação e inclusão social para a terceira idade. Com a primeira turma formada em março de 2023, a UMA agora se prepara para celebrar seu primeiro ciclo de formação extensionista em julho de 2024, culminando na entrega dos certificados de "Educador Político-Social do Envelhecimento Humano".

A UMA é sustentada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e emprega uma metodologia ativa para engajar os participantes em ações transdisciplinares, abrangendo desde educação e saúde até empreendedorismo e cultura. Este método promove não só a aprendizagem, mas também o protagonismo dos estudantes, que são incentivados a aplicar seus conhecimentos em projetos práticos que beneficiam a comunidade.

Os acadêmicos da UMA, com idades entre 45 e 79 anos, estão atualmente envolvidos em oito projetos de intervenção simultâneos. Estes projetos, que serão aplicados publicamente no dia 15 de maio de 2024, incluem desde a produção de videocasts sobre o envelhecimento e longevidade, até a criação de hortas sensoriais e jardins comunitários.

Entre os destaques está o "Vodôcast", liderado por Katiuscia Fernandes e Lucinéia Ramos, que orienta os alunos no processo completo de criação de videocasts. Outro projeto significativo é o "Horta e Jardim Sensorial", coordenado por Wanderléia, que visa revitalizar o espaço degradado do ponto de ônibus em frente à UEMS, transformando-o em um ambiente produtivo e inclusivo.

Os projetos não se limitam apenas à geração de conhecimento, mas também buscam a reintegração social e a empregabilidade dos idosos. Por exemplo, o projeto "Monitores de Turismo", liderado por Kelly, oferece treinamento para que os idosos possam atuar como guias turísticos, enquanto o "Empreendedorismo Prateado", sob a liderança de Giuliana, incentiva a economia criativa entre os mais velhos.

Estas intervenções são uma amostra do compromisso da UMA/UEMS com a educação continuada e a inclusão social, utilizando a pedagogia intergeracional para enfrentar desafios sociais significativos, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e inclusivo para todas as idades.

Comente esta notícia

Maria Irene Leite 26/05/2024

Eu Maria Irene Leite participo projeto Intervenção na UMAUEMS com a Dança Circulares ,administração da professora Patrícia uma pessoa meiga, admirável e junto com seu auxiliar ,fazendo acontecer uma explosão de movimentos e emoções, nos sentindo leves e acolhida ... Me chama que eu vou.....

positivo
0
negativo
0

Alaide Maria de Melo Lopes 21/05/2024

Quero fazer o curso

positivo
0
negativo
0

Carmen lucia Ajala 21/05/2024

Faltou interaçao da Dança circular prof Patricia

positivo
0
negativo
0

Neide Martins Junqueira 21/05/2024

A UMA me trouxe de novo a esperanca de Empreender na Maturidade, aos 55a, ha 3 anos aposentada como Servidora Publica SESAU , estava quase fazendo um quadro depressivo qdo as portas da UEMS se abriram pra mim num simples convite tipo vou la ver o que e isso nhe nao custa,,, e hj 1 ano e pouco apos estou me sentindo com 20a e pronta pra recomecar no mercafo de trabalho. Gratidao UEMS/UMA ME CHAMA QUE EU VOUUU

positivo
1
negativo
0

Angelucia Cunha 21/05/2024

Eu participo do Projeto Horta e Jardim Sensorial e estou completamente apaixonada pelo projeto a Professora Wanderleia é maravilhosa e de uma sensibilidade incrível

positivo
1
negativo
0

5 comentários

1 de 1

Reportagem Especial LEIA MAIS