Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Educação Terça-feira, 16 de Abril de 2024, 15:56 - A | A

Terça-feira, 16 de Abril de 2024, 15h:56 - A | A

Exame Nacional do Ensino Médio

Pedido de isenção da taxa do Enem pode ser feito até dia 26 de abril

Período de isenção teve inicio nessa segunda-feira, dia 15

Juliana Rezende
Capital News

Rovena Rosa/Agência Brasil

Concurso unificado: prazo para pedir isenção de taxa vai até sexta

Com a nota obtida no Enem, os candidatos podem concorrer a vagas em diversos cursos de ensino superior

Quem quiser participar este ano do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, sem pagar a taxa de inscrição, deve aproveitar o prazo iniciado nessa segunda-feira, 15, para fazer o pedido de isenção. O período segue até o dia 26 de abril e também vale para as justificativas de ausência na edição do ano passado.

O cronograma, incluindo a fase de recursos, e as regras foram estabelecidos em edital, que está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Clique aqui e veja a página.

Os interessados em participar das provas devem pedir a isenção pela Página do Participante, com o login único do gov. br. Quem não lembrar a senha da conta pode recuperá-la a partir de orientações da própria plataforma.

O Inep prevê gratuidade do Enem para quem se enquadra nos seguintes perfis:

- Matriculados no 3ª ano do Ensino Médio (neste ano de 2024) em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar

-  Quem fez todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada

- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem integrantes de família de baixa renda - com registro no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Depois de fazerem pedido pela isenção, os candidatos devem se atentar ao cronograma e cuidar os resultados. A previsão do Inep é lançar o nome dos isentos no dia 13 de maio. O período para entrar com recursos contra o resultado vai do dia 13 ao dia 17 de maio. No dia 24, será divulgado o resultado dos recursos.

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao fim da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas usam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados servem como critério único ou complementar de processos seletivos, além de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS