Em ofício encaminhado aos deputados federais e senadores por Mato Grosso do Sul, vereadores do município de Eldorado, atingido pelos focos de febre aftosa em 2005, pedem que, além dos agricultores familiares, pequenos produtores e arrendatários possam receber o benefício de perdão de 95% da dívida com a União decorrente da doença. Decreto federal, publicado este ano, implementou a redução da dívida.
No documento, os vereadores dizem que “conquanto seja justa e merecida a concessão desses benefícios aos referidos agricultores familiares, não se pode olvidar que os impactos e conseqüências nocivas geradas pela febre aftosa também afetaram e penalizaram de forma desmedida, além de setores mercantis, industrias e produtivos, os pequenos agricultores e arrendatários rurais desta região do cone sul do Estado, que ainda padecem os malefícios desse desastroso episódio”.
Eles pedem que seja revista a concessão do benefício, sendo estendida aos pequenos produtores e arrendatários.
O documento foi encaminhado aos parlamentares: Vander Loubet, Waldir Neves, Geraldo Resende, Waldemir Moka e aos senadores Delcídio do Amaral, Marisa Serrano e Valter Pereira.