A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) realiza neste domingo (16), em Antônio João, um encontro no Sindicato Rural da cidade com as equipes que irão atuar na vacinação do gado contra a febre aftosa na Zona de Alta Vigilância (ZAV).
“O encontro servirá para padronizar as rotinas de imunização e mobilizar as equipes para suas bases de execução, desencadeando assim o processo de vacinação na ZAV”, comenta Roberto Rachid Bacha, diretor-presidente da Iagro.
A vacinação na ZAV começa daqui a uma semana, no dia 20 de novembro. Mas o início dos trabalhos pode ser antecipado em dois ou três dias. “Talvez começemos antes para aproveitar a reunião dos técnicos neste domingo, e o espírito de equipe que estamos construindo. Assim como no Planalto e no Pantanal a vacinação tem sido feita de forma tranqüila, na ZAV também não haverá qualquer empecilho”, antecipa Bacha.
A Zona de Alta Vigilância tem onze municípios em seu raio de atuação (Antônio João, Japorã e Mundo Novo, Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas), e conta com rebanho estimado em 700 mil animais. Nesta segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa, o município de Corumbá já está incluído na ZAV, abrangendo assim, toda a fronteira com os países vizinhos, Paraguai e Bolívia.
Ao todo, 260 fiscais da Iagro estarão a campo. Além deles, outros 40 técnicos da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) também integrarão as equipes a serem formadas, que irão realizar a imunização do rebanho e orientar os produtores rurais sobre a importância e a necessidade do registro.
“Ao informar os dados sobre o rebanho ao Iagro, o produtor permite que a agência dinamize seus trabalhos de identificação, controle do trânsito e manutenção das condições sanitárias do Estado”, afirma Bacha.
No dia 20 de outubro, o governador André Puccinelli autorizou a construção de 11 novos postos de fiscalização na ZAV, sendo três em Corumbá, dois em Tacuru e um posto em cada um dos seguintes municípios: Amambai, Aral Moreira, Eldorado, Jardim, Paranhos e Ponta Porã. Na construção serão investidos R$ 147.310,13, que se somam aos 13 postos já existentes. (Notícias MS)