Estimular a união entre produtores do mesmo segmento é um dos objetivos do treinamento “Juntos Somos Fortes”, oferecido pelo Sebrae/MS, aos pequenos produtores rurais do projeto PAIS - Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, nesta sexta-feira, 29 de maio, das 7h às 22h, em Campo Grande.
“Compartilhar experiências e conhecimento proporciona uma melhora na vida dos participantes, pois aprendem mais e descobrem novas habilidades”, diz o instrutor Lorenzo Torres Martinez. Durante o curso são aplicadas técnicas com foco no fortalecimento do grupo, por meio do estímulo à troca de experiências.
Martinez explica que a proposta é despertar nos agricultores a competência para o trabalho de forma associativa, demonstrando como a cooperação pode contribuir para que sejam mais competitivos no mercado. Necessidade já percebida por José Andrade dos Santos, do assentamento Eldorado. “Comecei a produzir e me isolei dos outros produtores e este foi meu erro. Sozinho, tive muita dificuldade em vender as mercadorias. Aprendi que o pequeno não pode viver isolado, tem que contar com o vizinho e buscar informação”, diz.
José Andrade recebeu a tecnologia social do sistema PAIS há dois anos, quando fez o curso de associativismo. Desta vez, participam da aula os 35 novos beneficiados. São produtores rurais dos assentamentos Terra Boa, Nova Era, Pantanal e Urbanos e a Comunidade Buriti, de quilombolas, da região de Campo Grande. Este grupo recebe a partir da segunda quinzena de junho os kits PAIS e a implantação das unidades produtivas em suas propriedades.
Sistema agroecológico
O PAIS é um sistema circular de agricultura, que permite o cultivo variado de hortaliças e leguminosas, ao redor de um galinheiro central. Conta ainda com um quintal agroecológico, que é uma área complementar de reflorestamento e cultivo de frutas. Tem baixo custo de produção e é auto-sustentável, pois utiliza adubação orgânica, através da compostagem entre esterco de galinha e sobras da produção.