Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Política Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019, 13:35 - A | A

Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019, 13h:35 - A | A

PROJETO DE LEI

Aprovada lei que garante amplo atendimento à pessoa surda ou com deficiência auditiva

O atendimento deverá ser disponibilizado prioritariamente em órgãos de saúde, segurança e educação

Laryssa Maier
Especial para o Capital News

Luciana Nassar /ALMS

2019_08_23_08_55_19_cd460183-ac8b-4da9-92b0-8647390b7bdd.jpg

Kemp é o autor da Lei

 

Lei 5.382, publicada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul, nesta sexta-feira dia 22 de agosto 2019, de autoria de do deputado Pedro Kemp (PT). Entra em vigor a regra de amplo atendimento pelo Estado em Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos que precisam. 

 

A Lei altera o art. 2º da Lei nº 1.693 de 12 de setembro de 1996, que reconhece a língua gestual, codificada na Língua Brasileira de Sinais, como meio de comunicação objetiva de uso corrente em Mato Grosso do Sul.

 

Conforme o texto da Lei, “o Estado deverá garantir às pessoas surdas ou com deficiência auditiva o seu efetivo e amplo atendimento, por meio do uso e da difusão da Libras e da tradução e da interpretação de Líbras - Língua Portuguesa”. A legislação envolve a capacitação de  servidores em número suficiente, para atender os objetivos almejados.

 

A nova lei garante o efetivo e amplo atendimento à pessoa surda ou com deficiência auditiva, prevendo a possibilidade de utilizar intérpretes contratados especificamente para essa função ou, ainda, considerando o avanço tecnológico, utilizar central de intermediação de comunicação que garanta a oferta de atendimento presencial ou remoto, com acesso por meio de recursos de videoconferência on-line e webchat.

 

O atendimento deverá ser disponibilizado prioritariamente em órgãos que prestam serviços essenciais, especialmente nos de saúde, segurança, educação e assistência social.

 

Para tornar o direito efetivo, os órgãos da administração pública deverão publicar em seus sítios eletrônicos, inclusive em formato de vídeo em Libras, e em suas cartas de serviço, as formas de atendimento disponibilizadas para as pessoas surdas ou com deficiência auditiva.

 

A proposta que virou lei foi lida em sessão ordinária na Assembleia Legislativa em fevereiro do corrente ano pelo deputado Pedro Kemp. Segundo assessoria, outros diversos projetos de lei foram apresentados em defesa das pessoas com deficiência no primeiro semestre do ano, para saber mais clique aqui.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS