O governador Eduardo Riedel participou, na terça-feira (8), do evento CNN Talks: COP30 – Resiliência Climática: Regulação e Financiamento, em Brasília, onde apresentou ações de Mato Grosso do Sul voltadas à preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Ele destacou o Pantanal, com 83% do território preservado, e os esforços para neutralizar as emissões de carbono até 2030, integrando o crescimento da agropecuária e indústria com a proteção ambiental.
Riedel ressaltou que o Estado atrai investimentos voltados à produção limpa, como fábricas de celulose e bioenergia, além de estimular a suinocultura e avicultura sustentáveis. “Temos mostrado em Mato Grosso do Sul que é possível aliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental”, afirmou o governador.
O evento é uma iniciativa da CNN Brasil com a Agência iNFRA e integra a preparação para a COP30, marcada para novembro, em Belém (PA). O encontro reuniu autoridades, agências reguladoras e lideranças empresariais para debater o papel do Brasil frente às mudanças climáticas e o papel das instituições na construção de soluções sustentáveis.
“Mato Grosso do Sul tem muito a acrescentar na COP30. Propusemos a meta de sermos carbono neutro até 2030, o que é ousado e viável. Também preservamos o Pantanal e promovemos a recuperação de áreas degradadas no Cerrado com uso da ciência e tecnologia”, concluiu Riedel.