A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou o projeto de lei do deputado Pedrossian Neto que insere a Campanha Fogo Zero no Calendário Oficial de Eventos do Estado. Com a mudança, a iniciativa passa a ter caráter permanente, reforçando as ações de prevenção e combate aos incêndios florestais.
Pela proposta, a campanha será realizada todos os anos no mês de maio, com atividades educativas, treinamentos e mobilização da sociedade para reduzir riscos de queimadas em áreas de vegetação nativa e em florestas plantadas.
“Nosso Estado tem um patrimônio ambiental riquíssimo e precisa de medidas eficazes para preservar esse bem. A campanha fortalece a conscientização e promove o engajamento de diferentes setores sociais no enfrentamento às queimadas”, destacou o autor do projeto.
A medida recebeu apoio da Reflore/MS (Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas), que ressaltou o histórico da Campanha Fogo Zero, já consolidada e em sua 13ª edição em 2025. Segundo a entidade, os resultados obtidos ao longo dos anos demonstram a importância da iniciativa.
Os dados de 2024 reforçam a necessidade do programa: foram registrados mais de 11 mil focos de calor e 2 milhões de hectares queimados no território sul-mato-grossense, com prejuízos significativos à fauna, à flora e à economia.
Agora, o texto segue para sanção do Governo do Estado.