O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Messod Azulay Neto, concedeu liberdade a Claudinho Serra (PSDB), preso desde 5 de junho acusado de chefiar esquema de corrupção em Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande.
A decisão, tomada nesta quinta-feira (18), já foi remetida à Justiça Estadual para que sejam adotadas as providências necessárias à soltura. Até o fim da tarde, Serra ainda permanecia em uma cela no Centro de Triagem “Anísio Lima”, no complexo prisional do Noroeste.
Segundo informações do STJ, a decisão não havia sido publicada, o que impede, por ora, detalhar as condições impostas à liberdade, como uso de tornozeleira ou restrições domiciliares.
O recurso chegou ao STJ nesta quarta-feira (17), após o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) negar habeas corpus ao político. Na mesma sessão, o TJ também negou liberdade ao empreiteiro Cleiton Nonato Correia, da GC Obras, preso junto de Serra e do assessor Carmo Name Júnior.
Os três foram alvos da 4ª fase da Operação Tromper, conduzida pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado). Ao todo, 14 pessoas se tornaram rés por crimes como corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Essa foi a segunda prisão de Claudinho Serra no âmbito da Tromper. Ele já havia sido detido em abril de 2024, na 3ª fase da operação.