O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), anunciou nesta manhã que o pagamento do 13º salário será realizado em duas parcelas. A primeira, no final deste mês, atende a uma demanda dos servidores públicos. “O servidor precisa. Hoje a gente vive um momento difícil de maneira geral. A segunda parcela vai ser em dezembro, normalmente, como sempre é. É até para o servidor se planejar melhor”, explicou.
A folha mensal do Executivo estadual é de cerca de R$ 800 milhões, que é repassada a aproximadamente 81,9 mil pessoas, incluindo servidores ativos, aposentados e pensionistas. O pagamento do 13º salário será feito no dia 26 de setembro, com possibilidade de saque a partir do dia 27. A data-limite para o depósito da segunda parcela é 20 de dezembro.
Em comparação com os dois últimos anos, quando o governo optou por fazer o pagamento em parcela única, Riedel destacou que a decisão de antecipar a primeira parte do 13º visa dar maior previsibilidade aos servidores. “A administração julgou por bem antecipar a primeira parcela”, afirmou o governador, ressaltando que a medida se ajusta à programação normal do governo.
A explicação foi dada durante evento realizado pela Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), onde Riedel participou do lançamento de um programa de qualificação para servidores municipais, financiado por recursos do convênio com a Itaipu Binacional.