Campo Grande 00:00:00 Sábado, 24 de Maio de 2025


Meio Ambiente Terça-feira, 13 de Abril de 2010, 13:15 - A | A

Terça-feira, 13 de Abril de 2010, 13h:15 - A | A

Diretor de Avatar protesta junto com brasileiros contra Usina no Pará

Nadia Nadalon - estagiária - Capital News

Cerca de 500 manifestantes protestaram na segunda-feira (12), contra a construção da Usina de Belo Monte, no Pará. A manifestação teve o apoio do cineasta James Cameron e atores do filme Avatar.

Para Cameron, a construção de Belo Monte repete o enredo do filme: a briga entre o desenvolvimento e a preservação. Segundo o cineasta, eles “pediram ajuda e eu não posso ignorar”.

James Cameron disse que esteve com os índios da localidade de Volta Grande, que será atingida pela construção de Belo Monte, e que os protestos contra a construção da usina será luta pessoal dele.

Cameron vai se reunir com congressistas americanos para alertar sobre as consequências da construção da usina. Ele ouviu relatos de que mais de 15 mil agricultores vão perder terras para a obra, e que o rio Xingu deve secar num trecho de 100 quilômetros, prejudicando as comunidades indígenas.

O cineasta acrescentou que não conhece o presidente Lula e o que o desafiaria a ser um herói, defendendo junto a líderes mundiais o progresso sustentável.

O leilão da Usina de Belo Monte para os consórcios interessados no empreendimento está marcado para o dia 20 de abril.
 

Por: Nadia Nadalon-estagiária (www.capitalnews.com.br)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS