Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Meio Ambiente Terça-feira, 21 de Fevereiro de 2023, 14:33 - A | A

Terça-feira, 21 de Fevereiro de 2023, 14h:33 - A | A

Alerta

Especialista alerta sobre cuidados com a saúde após enchentes e alagamentos

A condição é favorável para a propagação da dengue, zikavírus e chikungunya

Viviane Freitas
Capital News

Divulgação/Governo de MS

Mato Grosso do Sul é recordista nacional em desastres naturais

Cheia do Rio Aquidauana inundou parte do município deixando dezenas de famílias desabrigadas no início do ano passado

As chuvas intensas que têm ocorrido em várias cidades de Mato Grosso do Sul geraram alerta na população sobre os cuidados com a saúde após enchentes e alagamentos. Afinal, o contato direto com a água, muitas vezes é inevitável, por isso é preciso atenção para conter o surgimento de doenças.

 

Segundo a enfermeira e professora do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera Campo Grande, Bertha Borges, as chuvas frequentes nesta época do ano propiciam o desenvolvimento do mosquito Aedes Aegypti com concentrações de água parada. “A condição é favorável para a propagação da dengue, zikavírus e chikungunya”, comenta. Ela frisa também que as enchentes podem invadir o espaço urbano de forma contaminada e frisa: “ O contato direto ou a ingestão de alimentos contaminados propiciam, cólera, hepatites, febre tifóide e outras”, destaca. 

 

Para evitar as contaminações, a enfermeira orienta para que a população tenha cuidado com o que é ingerido. Para evitar riscos à saúde, a melhor maneira de se prevenir, é não comer o que ficou após a enxurrada, mesmo que o produto esteja em boas condições e protegido pela embalagem”, alerta.

 

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS