O 15º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (15º BPMA) capturou um lobo-guará na quinta-feira (19) que estaria circulando há dias na região de Terenos, no centro de Mato Grosso do Sul. De acordo com a assessoria de comunicação do BPMA, uma armadilha feita por moradores do assentamento São Geraldo havia capturado o animal na tarde ontem, quando os policiais ambientais foram chamados.
Os residentes relataram que o lobo estaria se alimentando de galinhas nas propriedades próximas, por isso, tiveram a ideia de montar a armadilha. Os policiais chegaram a orientar os moradores sobre a captura de animais sem autorização do órgão ambiental, no caso, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), mas não os autuaram para que se novos casos como esse, os moradores possam acionar o BPMA para capturar o animal, evitando que alguém mate o animal para proteger rebanhos ou lavouras.
Técnicos do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), de Campo Grande, foram chamados para auxiliar na soltura no animal na região. O lobo então foi solto em uma fazenda a aproximadamente 80 quilômetros do assentamento.