Corumbá confirmou nesta sexta-feira (2) a sétima morte por síndrome respiratória. A vítima mais recente é um idoso de 64 anos. Do total de óbitos, três são crianças. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, que acompanha com preocupação o avanço dos casos.
Atualmente, a Santa Casa da cidade registra três bebês com menos de um ano, três crianças de 1 a 9 anos e doze idosos com mais de 60 anos internados em decorrência das síndromes respiratórias. A ocupação total dos leitos pediátricos e de UTI agrava ainda mais o cenário.
Como medida preventiva, a prefeitura suspendeu as aulas nas redes pública e privada entre os dias 29 de abril e 4 de maio. A superlotação nas unidades de saúde e nos serviços de urgência e emergência também levou à adoção de novas recomendações por parte da Secretaria de Saúde.
Entre as orientações estão o uso de máscaras por sintomáticos, isolamento de casos positivos por sete dias, higiene frequente das mãos, desinfecção de ambientes, vacinação de grupos prioritários e suspensão de eventos com aglomeração, exceto os ligados à saúde.