A 17ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2025, que começou com quatro jogos no sábado, foi encerrada neste domingo (27) com cinco partidas eletrizantes que mudaram o panorama da competição. O grande destaque foi a virada heroica do Ceará sobre o até então líder Cruzeiro, silenciando o Mineirão lotado e permitindo que o Flamengo, com sua vitória sobre o Atlético-MG, assumisse a ponta da tabela. Além disso, o São Paulo consolidou sua reação no MorumBIS e o Bahia entrou no G4 na Arena Fonte Nova.
Galeano Brilha, Ceará quebra invencibilidade do Cruzeiro no Mineirão
Em uma tarde que ficará marcada na história do Ceará, o atacante paraguaio Galeano calou o Mineirão com dois gols de cabeça, comandando a primeira vitória do Vozão fora de casa no Campeonato Brasileiro de 2025. O Cruzeiro, que jogava em casa com um público de 52.802 pessoas, abriu o placar com Kaio Jorge – que, apesar da derrota, marcou seu 13º gol e se mantém como artilheiro absoluto da competição –, após uma falha do goleiro Bruno Ferreira.
Entretanto, o Ceará não se abateu e, em uma virada surpreendente, Galeano brilhou. A vitória por 2 a 1 encerrou a impressionante sequência de 16 jogos de invencibilidade da Raposa. Para o técnico Léo Condé, o triunfo foi "gigantesco". "Vencer o Cruzeiro aqui no Mineirão é sempre muito difícil, em qualquer circunstância, principalmente neste momento, em que eles são líderes do campeonato. A equipe teve muita personalidade, maturidade, força e união para fazer uma grande partida e garantir essa vitória fantástica”, comentou o treinador.
Com o resultado, o Cruzeiro permanece com 34 pontos, mas agora em segundo lugar. Isso porque o Flamengo venceu o Atlético-MG e subiu para 36 pontos, assumindo a liderança. O Ceará, por sua vez, chega aos 21 pontos e volta a vencer após três derrotas consecutivas.
São Paulo vence Fluminense e consolida reação no MorumBIS
No Estádio MorumBIS, o São Paulo derrotou o Fluminense por 3 a 1 e conquistou sua terceira vitória consecutiva no Brasileirão. O zagueiro Arboleda abriu o placar, e o Tricolor paulista teve a chance de ampliar, mas o goleiro Fábio defendeu o pênalti cobrado por Luciano. Na segunda etapa, Ferreira balançou as redes pela segunda vez para os paulistas. O Fluminense diminuiu com Samuel Xavier e pressionou em busca do empate, mas Tapia selou o placar em 3 a 1 para o São Paulo.
Com o resultado, o São Paulo encerrou a 17ª rodada com 22 pontos, em oitavo lugar. O Fluminense, do técnico Renato Gaúcho, amargou a quarta derrota consecutiva no Brasileirão (e a quinta seguida contando o revés para o Chelsea na Copa do Mundo de Clubes), estacionou nos 20 pontos e caiu para 12º, afastando-se do pelotão de frente.
Rubens Chiri / São Paulo FC

Treinador Crespo ressaltou a entrega do time, que manteve competitividade na partida e mereceu os três pontos
Hernán Crespo treinador Tricolor ressaltou a entrega do time, que manteve um alto nível de competitividade durante toda a partida e mereceu os três pontos. “O jogo foi bom, estou muito contente pelos atletas, pela maneira que jogaram. Apesar das adversidades, o time manteve o alto nível, sempre agressivo, com vontade de jogar e recuperar a bola. O resultado foi consequência de tudo isso”, destacou o comandante.
Na 18ª rodada, o Fluminense jogará contra o Grêmio no Maracanã, no próximo sábado, às 20h (MS). Já o São Paulo enfrentará o Internacional no Beira-Rio, no domingo, às 19h30 (MS).
Outros Destaques da Rodada: Bahia no G4
A rodada também viu o Bahia entrar no G4 após vencer o Juventude na Arena Fonte Nova, consolidando um bom momento na competição. O Flamengo aproveitou o tropeço do Cruzeiro e, com sua vitória sobre o Atlético-MG no Maracanã, assumiu a liderança, demonstrando a intensidade da disputa pelo título.
Confira a tabela completa com os jogos e resultados da Série A do Brasileirão clicando AQUI.