O sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul registrou várias tentativas de entrada de drogas em unidades penais neste fim de semana, envolvendo cinco mulheres que tentaram burlar a segurança escondendo entorpecentes na roupa íntima.
No Estabelecimento Penal de Aquidauana, a 135 quilômetros de Campo Grande, três mulheres foram flagradas apenas no domingo (27) tentando entrar com drogas escondidas nos sutiãs. O primeiro caso ocorreu às 10h, quando agentes penitenciários suspeitaram do volume atípico no busto de uma visitante. Após inspeção por scanner corporal, foram encontrados 65,3 gramas de entorpecentes.
Vinte minutos depois, outra mulher foi flagrada com 50,3 gramas, também ocultadas no sutiã. No início da tarde, o terceiro flagrante: 10 porções escondidas, totalizando 114,9 gramas. Ao todo, as apreensões em Aquidauana somaram 230,5 gramas de drogas, sendo 51 gramas de cocaína e 180 gramas de maconha.
Já na Capital, no IPCG (Instituto Penal de Campo Grande), mais de 500 gramas de entorpecentes foram apreendidos no sábado (26). Em um dos casos, uma visitante foi flagrada com 304 gramas de maconha escondidos entre os seios e a calça. Mais tarde, cinco maços de cigarro recheados com 202 gramas de droga foram localizados durante inspeção de rotina.
As cinco mulheres foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil, onde responderão criminalmente. Os internos destinatários das drogas foram alojados preventivamente em celas disciplinares e irão responder a PADIC (Procedimento Administrativo Disciplinar do Interno), sem prejuízo de outras sanções legais.
A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) reforça que as revistas seguem rigorosamente os protocolos de segurança, incluindo uso de scanners corporais e inspeções manuais, quando necessárias.