Campo Grande Quinta-feira, 16 de Maio de 2024



ENTREVISTA Sábado, 19 de Novembro de 2022, 08:34 - A | A

Sábado, 19 de Novembro de 2022, 08h:34 - A | A

Entrevista

Diabetes: A prevenção recomenda atenção aos hábitos

Em Campo Grande quase 30 mil pessoas convivem com a doença

Renata Silva
Especial para o Capital News

Acervo pessoal

Diabetes: A prevenção recomenda atenção aos hábitos

A diabetes é uma doença silenciosa, os sintomas aparecem quando os níveis de glicose estão elevados

Quando se ouve falar em diabetes, é comum relacionar a doença ao açúcar, não é mesmo? No entanto, é preciso saber que existem vários fatores a serem considerados que podem contribuir para o surgimento da doença, excesso de peso, má alimentação entre outros.

 

A diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. Existem alguns tipos de diabetes a do tipo 1 e 2 são as mais comuns.

A do tipo 1 é causada pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a insulina. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos diabéticos. Já a do tipo 2 resulta da resistência à insulina e de deficiência na secreção de insulina. Ocorre em cerca de 90% dos diabéticos.

Em Campo Grande, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde até o dia 7 de novembro, 29.978 pessoas se auto-referiram como diabéticos. São 545 pessoas a mais que em 2021, quando 29.433 foram diagnosticadas com a doença. Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a prevenção da doença, nesta semana, foi celebrado o Dia Mundial do Diabetes. A data foi escolhida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1991.

O Capital News conversou com a médica Endocrinologista Carolina Wanderley Xavier. Ela atua na área há 13 anos.

 

• Leia também:
Reportagem Especial | Saúde: Silenciosa e perigosa, a diabetes precisa ser levada a sério

 

1. Capital News: O que é a Diabetes?
Carolina Wanderley Xavier: Diabetes é uma doença que ocorre devido ao aumento da glicose no sangue, levando a diversas complicações agudas e crônicas.

"É uma doença silenciosa, os sintomas aparecem quando os níveis de glicose estão elevados"


2. Capital News: Quais os sintomas da doença?
Carolina Wanderley Xavier: É uma doença silenciosa, os sintomas aparecem quando os níveis de glicose estão elevados e podem ser: sentir muita sede, urinar várias vezes, cansaço, fadiga, emagrecimento rápido, dentre outros.

3. Capital News: Qual é a principal forma de prevenção?
Carolina Wanderley Xavier: A melhor forma de prevenção é não ganhar peso, manter uma vida saudável e fazer exercícios. A atividade física é primordial, quanto mais ativa a pessoa for, menor risco de desenvolver a doença.

Acervo pessoal

Diabetes: A prevenção recomenda atenção aos hábitos

A melhor forma de prevenção é não ganhar peso, manter uma vida saudável e fazer exercícios


4. Capital News: Quais os principais Riscos?
Carolina Wanderley Xavier: Os principais riscos é fazer o diagnóstico tardiamente e já apresentar alguma complicação como problemas nos olhos, nos rins, nervos das pernas e doença cardiovascular.

5. Capital News: É uma doença que surge em qualquer idade? Se sim, ao que ficar atento?
Carolina Wanderley Xavier: Sim, o DM pode surgir em qualquer idade. No caso do DM1 cuja causa é autoimune, pode surgir desde o nascimento. Os sintomas são semelhantes, beber muita água, urinar várias vezes ao dia.

6. Capital News: Quais exames detectam a doença. Em quanto em quanto tempo deve ser feito?
Carolina Wanderley Xavier: Para detectar a doença basta fazer um exame simples de glicose em jejum, ou também a hemoglobina glicada. Todo paciente acima de 45 anos deve realizar, e se houver algum fator de risco para DM, fazer em qualquer idade.

"O tratamento inicial é com dieta que evite açúcar e alimentos que se transformam em glicose como os carboidratos simples; exercícios, e medicamentos"


7. Capital News: Se positivo, o tratamento da doença é multidisciplinar? Envolve quem
Carolina Wanderley Xavier: Para todo o diabético o tratamento inicial é com dieta que evite açúcar e alimentos que se transformam em glicose como os carboidratos simples; exercícios, e medicamentos. O Tratamento é multidisciplinar, com nutricionista, educador físico e o médico. Nos casos onde a parte emocional está prejudicada, também lança-se mão do tratamento psicológico.

8. Capital News: O que pode levar a amputação de um membro? Isso ocorre por falta do que?
Carolina Wanderley Xavier: A amputação de um membro é consequência de neuropatia diabética seguida de infecção não controlada apenas com antibiótico.

9: Capital News: Pode ser evitado?
Carolina Wanderley Xavier: Pode ser evitado com um bom controle da glicose e cuidados com os pés, como secar bem entre os dedos, usar calçados confortáveis, não andar descalço e estar sempre olhando para os pés.

"Toda pessoa com mais de 45 anos deve fazer uma dosagem de glicose"


10: Capital News: Qual a importância de exames preventivos?
Carolina Wanderley Xavier: Toda pessoa com mais de 45 anos deve fazer uma dosagem de glicose e se houver fatores de risco como sobrepeso ou obesidade ou história familiar, deve ser feito em qualquer idade. Assim o diagnostico é realizado de forma precoce e evita as consequências graves da doença.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS